Promovido 1o Circuito de Jogos Coletivos UNIFOR-MG/Educação Física

terça-feira, 27 de abril de 2010.
Promovido 1o Circuito de Jogos Coletivos UNIFOR-MG/Educação Física

Nos dias 19, 20, 22 e 23 de abril, o Centro Universitário promoveu o 1o Circuito de Jogos Coletivos UNIFOR-MG/Educação Física. O evento foi organizado pela coordenação, professores e alunos de Educação Física, perfazendo um total de 24 horas de atividades. Durante o Circuito, os acadêmicos participaram de diversos jogos, nas modalidades Futsal, Vôlei, Basquete e Handebol – feminino e masculino.

Durante o evento, partidas de diferentes modalidades foram promovidas, enquanto os alunos eram avaliados pelos professores

Nos dias 19, 20, 22 e 23 de abril, o Centro Universitário promoveu o 1o Circuito de Jogos Coletivos UNIFOR-MG/Educação Física. O evento foi organizado pela coordenação, professores e alunos de Educação Física, perfazendo um total de 24 horas de atividades, 8 para a organização e 16 para a execução das tarefas.

Durante o Circuito, os acadêmicos participaram de diversos jogos, nas modalidades Futsal, Vôlei, Basquete e Handebol – feminino e masculino. As partidas foram realizadas no período noturno, no Clube UNIFOR-MG e na Quadra de Esporte do Centro Universitário. As disputas foram acompanhadas por professores e alunos do curso, além de convidados.

Na oportunidade, os professores avaliaram a atuação dos alunos na organização, coordenação, execução e participação. "O Circuito foi criado como um torneio, envolvendo todos os estudantes de Educação Física, não somente como atletas, mas também divididos em funções como técnicos, arbitragem, apontadores, delegados de quadra, divulgadores de boletins e comissões de julgamento", explica o coordenador dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Prof. Ms. Leonardo Nogueira Coelho.

Segundo o professor, o objetivo do Circuito foi avaliar a capacidade dos alunos de organizar, executar e coordenar um evento desportivo. "O evento cumpriu totalmente seu objetivo. Os alunos demonstraram, na prática, tudo o que aprenderam em sala de aula e a participação foi de 100%. Algumas falhas foram detectadas, principalmente em relação aos aspectos específicos de algumas funções, quando da relação atleta/organização. Alguns alunos comentaram sobre a dificuldade de organizar e participar, ao mesmo tempo, de um evento. Eles disseram que, assistindo e participando, no calor da disputa, às vezes, interpreta-se de forma errada algumas situações de jogo, principalmente em relação à arbitragem e tomadas de decisões. O evento foi um sucesso, tanto na visão dos acadêmicos, como dos professores. A tendência é que, nos próximos Circuitos, essas falhas sejam corrigidas e, cada vez mais, os alunos estejam se aprimorando em relação ao processo de organização e participação em um evento. É isso o que justifica a proposta de criação do Circuito, ser um laboratório de observação e análises, buscando sempre aprimorar o processo de aprendizagem dos estudantes", explica o professor.

A cerimônia de entrega das medalhas foi realizada no Clube UNIFOR-MG, no dia 23, e contou com a presença da coordenadora geral de graduação, Profa. Ms. Rachel de Castro Eduardo Matias; e do coordenador do curso. Na oportunidade, a professora parabenizou os alunos pelo evento. "As atividades promovidas pelos cursos de Educação Física são sempre muito bem organizadas e contam com a participação efetiva dos estudantes, que demonstram muita disposição e energia para o desenvolvimento das mesmas. É um prazer ser convidada para premiar os atletas que mais se destacaram durante o Circuito. Parabenizo a todos os envolvidos, pelo belo evento realizado", disse.

Em agradecimento ao apoio dado durante a promoção e realização do evento, a aluna Amanda Bruna da Silva, do 5º período de Educação Física (Licenciatura), entregou uma medalha à Profa. Ms. Rachel.

Outros eventos

De acordo com o coordenador do curso, no 2º semestre, será realizado o Circuito de Esportes Individuais, com modalidades como natação, atletismo e ginástica. A meta para o próximo ano é a inclusão de diversos outros cursos do UNIFOR-MG na participação desses Circuitos, criando, assim, o Circuito Esportivo Universitário do UNIFOR-MG.

Resultado do 1o Circuito de Jogos Coletivos UNIFOR-MG/Educação Física

Modalidade / Resultado