icone buscar
Semana do Dia da Árvore

Semana do Dia da Árvore

sexta-feira, 28 de setembro de 2007.
Semana do Dia da Árvore
Entre os dias 17 e 22 de setembro, o UNIFOR-MG e o Colégio de Aplicação (CA) promoveram a Semana do Dia da Árvore, em parceria com a Prefeitura Municipal, ACIF (Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Formiga), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Formiga), FEAMA (Fundação Educacional, Assistencial e de Proteção ao Meio Ambiente) e Polícia Militar.

 
A cerimônia de abertura foi realizada ao lado do Ipê Amarelo, localizado na Avenida Olímpio Avelar, no bairro Engenho de Serra. Estiveram presentes estudantes, funcionários do UNIFOR-MG e autoridades municipais. O coral Filhos de Deus, coordenadado pelo músico formiguense Alex Arouca, e o estudante do primeiro período do curso de Direito do Centro Universitário, Paulo Henrique Oliveira Santos, apresentaram músicas ligadas a temas ambientais.

 
O vice-reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Sebastião Alves da Silveira, que representou o reitor do Centro Universitário, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão; o prefeito de Formiga, Aluísio Veloso/PT; o secretário de Meio Ambiente, Edson Toledo; e o major da 13ª Cia. Independente da Polícia Militar, Major Wagner Soares Sant’Ana; falaram, aos presentes, sobre a importância do evento e, também, sobre o ipê.

 
Ao final do evento, balões, com sementes de árvores dentro, foram lançados ao ar, pelas autoridades presentes, num gesto simbólico, representando a imensidão das ações promovidas pela Semana do Dia da Árvore. As autoridades também jogaram água ao redor do Ipê Amarelo.

Concurso de Desenho
Foi lançado, simultaneamente, no dia 17, às 14:00 h, um Concurso de Desenho, nas escolas públicas e privadas da comunidade, com o tema Meio Ambiente. O concurso foi promovido pelo UNIFOR-MG e pelo Colégio de Aplicação. Os vencedores foram: Renata Campos Guimarães, aluna da quarta série, da Escola Franklin de Carvalho, e Pedro Henrique Almeida Mendonça, aluno da Fase Introdutória, da Escola Pingo de Gente. Os campeões receberam o prêmio no dia 21, na parte da manhã, no Salão Nobre Eunézimo Lima do UNIFOR-MG.

Oficina de Jardinagem
No dia 17, também foi realizada uma Oficina de Jardinagem, na Escola Infantil Corujinha, gratuitamente, para a comunidade. O palestrante, José Roberto Júlio, agrônomo, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e aluno do oitavo período de Ciências Biológicas do UNIFOR-MG, deu uma aula sobre as plantas e suas características. Após a explanação, foram feitas demonstrações de plantio e adubação de plantas, assim como métodos de propagação.

Terça-feira
As comemorações tiveram continuidade no dia 18, com a realização de palestras, nas escolas municipais de Formiga, pelos alunos do oitavo período do curso de Nutrição do UNIFOR-MG. Durante a manhã, três escolas formiguenses receberam a visita dos universitários: Escola Miralda da Silva Carvalho, Escola Célia de Melo Eufrásio e Pré-Escola São Geraldo. Na oportunidade, as crianças receberam dicas de alimentação saudável. A ação teve continuidade no dia 21, na Escola Municipal Augusta da Costa Leite, na comunidade de Cunhas.

 
À tarde, alunos e coordenadores do UNIFOR-MG participaram de um pedágio ecológico, no centro da cidade. A ação, que contou com a parceria da Prefeitura e entidades da cidade, teve distribuição de sementes, folhetos explicativos sobre reflorestamento e sacolinhas para lixo.


Quarta-feira

Na quarta-feira, dia 19, foi realizada a Campanha de Manutenção das Praças de Formiga. Durante todo o dia, alunos das escolas visitaram as praças da cidade, para um trabalho de revitalização dos locais. Houve limpeza, plantio de nova mudas, capina, colocação de lixeiras e pintura em torno dos canteiros. A Praça Alberico Nogueira, ficou a cargo da Escola Infantil Corujinha. Durante a tarde, os alunos estiveram no local e enfatizaram o trabalho que já está sendo realizado, desde que a praça foi apadrinhada pela instituição, em 2005.  

Quinta-feira
No dia 20, uma Exposição de Orquídeas foi promovida, pelos orquidófilos de Formiga, na Praça de Alimentação 1 do UNIFOR-MG. Os visitantes votaram na planta mais bonita, que recebeu, como prêmio, no dia 21, um kit do UNIFOR-MG. A vencedora foi a orquídea denominada “Vanda”, do cultivador  Paulo de Tarso Pereira de Pádua, de Lavras/MG.

Na parte da tarde, alunos da Escola Infantil Corujinha fizeram um movimento de conscientização ambiental, em diferentes pontos do comércio da cidade, distribuindo cartilhas, panfletos, adesivos e mudas, gratuitamente, à comunidade. As empresas parceiras do evento foram: Caixa Econômica Federal, Supermercado Ki Sacolão, Supermercado ABC e Bazar Guri.

 
No intervalo das aulas noturnas do Centro Universitário, na Praça de Alimentação 1, foi feito o lançamento da Campanha de Coleta Seletiva de Lixo do UNIFOR-MG. Houve apresentação do projeto e lixeiras e coletores de copos plásticos, feitos com cano de PVC, foram colocadas no local.

 
Sexta-feira
O penúltimo dia do evento foi marcado por diversas atividades realizadas pela equipe do UNIFOR-MG. Pela manhã, a instituição se mobilizou em torno do reflorestamento da Avenida Dr. Arnaldo de Senna e do campus da instituição. Diretores e funcionários estiveram presentes ao evento. Na oportunidade, o reitor do Centro Universitário, Marco Antonio de Sousa Leão, agradeceu a todos pelo empenho em desenvolver o projeto Semana do Dia da Árvore e alertou para a importância de envolver a instituição em ações que visem ao desenvolvimento da cidadania. Cerca de 85 mudas foram plantadas no local. O coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira, explicou que os critérios que determinam o índice de área verde em cidades são o número de árvores por habitante e por hectare urbano. Quanto ao número de árvores por hectare urbano, a ONU (Organização das Nações Unidas) recomenda que hajam 38,90 árvores/ha. “Considerando o tamanho do campus do UNIFOR-MG e o número de árvores já plantadas, o nosso índice é de 79,16 árvores/ha, ou seja, o dobro do recomendado pela ONU e 3 vezes mais que a cidade mais arborizada do Brasil, que é Porto Alegre/RS, cujo índice é 25,53 árvores/há”, acrescentou o professor.

À noite, uma grande festa, que teve como palco as dependências do Vicentão, marcou a abertura do Festival da Primavera, realizado pelo Colégio de Aplicação. Alunos de todas as séries da escola apresentaram o espetáculo Os Quatro Elementos na Visão do Criador. Durante três horas, eles alternaram graça e beleza, buscando conscientizar a sociedade sobre a necessidade de proteger o meio ambiente e valorizar a natureza.

 
Para a diretora do Colégio de Aplicação, Solange Nascimento, a participação de todos foi fundamental para o sucesso do evento. Ela afirmou que os alunos souberam trabalhar o tema, com talento e entusiasmo. “A sociedade é sedenta de arte e as pessoas são criativas. O Colégio  de Aplicação mostrou, durante a abertura do festival, o compromisso com a comunidade e o encantamento que move nossos projetos”, afirma.

 
Encerramento
No dia 22, na parte da manhã, uma exposição de fotos, promovida pela Secretaria de Educação, foi colocada no centro da cidade, onde a comunidade pôde ver fotografias com alunos em atividade ambientais, promovidas por escolas formiguenses.

Às 09:30 h, foi feito o Lançamento do Concurso de Fotos, com o tema Árvores, promovido pela Sala Verde do UNIFOR-MG e pela Sala Verde Cel. Gilberto Freitas. O regulamento completo do concurso está disponível no site: www.uniformg.edu.br.

 
Para encerrar a Semana do Dia da Árvore, foi promovido, pelo Colégio de Aplicação, o Desfile do Festival da Primavera, no centro da cidade. Carros alegóricos e alas representaram água, terra, fogo e ar. Alunos de toda a escola participaram, com fantasias ligadas ao meio ambiente e, também, com a apresentação da fanfarra do CA. De acordo com a diretora do Colégio de Aplicação, Solange Nascimento, “o projeto foi um sucesso! Nosso objetivo foi alcançado, com êxito, e o CA, mais uma vez, pôde colaborar, de forma efetiva, para a preservação e valorização do meio em que está inserido”.   

Na parte da tarde, presidentes de Associações de Bairro formiguenses fizeram uma visita ao futuro Aterro Sanitário Municipal de Formiga. O secretário de Meio Ambiente, Edson Toledo, fez uma explanação a respeito de como será o funcionamento do Aterro Sanitário e, ao final, foi aberto um espaço para perguntas. Presidentes das Associações e alunos do curso de Engenharia Ambiental do UNIFOR-MG promoveram um plantio de árvores, no espaço destinado a empresas e outras instituições, no local onde será o Aterro Sanitário. As árvores receberam grades para proteção e placas identificadoras, com a finalidade de preservação e cuidado das mesmas. O plantio foi feito com o objetivo de reforçar a idéia de preservação ambiental, explorada durante a Semana do Dia da Árvore.

fique por dentro

COLABORADORES DA FUOM REALIZAM PLANTIO DE MUDAS DOADAS PELO REITOR DO UNIFOR-MG
25 de abril de 2024

COLABORADORES DA FUOM REALIZAM PLANTIO DE MUDAS DOADAS PELO REITOR DO UNIFOR-MG

COORDENADOR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA E MÉDICAS VETERINÁRIAS PARTICIPAM DA MISSÃO INTERNACIONAL DO QUEIJO MINAS ARTESANAL CANASTRA E SERRO EM SÃO ROQUE DE MINAS
25 de abril de 2024

COORDENADOR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA E MÉDICAS VETERINÁRIAS PARTICIPAM DA MISSÃO INTERNACIONAL DO QUEIJO MINAS ARTESANAL CANASTRA E SERRO EM SÃO ROQUE DE MINAS

UNIFOR-MG REALIZARÁ LANÇAMENTO DE LIVROS INFANTIS
25 de abril de 2024

UNIFOR-MG REALIZARÁ LANÇAMENTO DE LIVROS INFANTIS

Pular para o conteúdo