icone buscar
Seminário sobre Habitação Popular de Interesse Social é realizado no UNIFOR-MG

Seminário sobre Habitação Popular de Interesse Social é realizado no UNIFOR-MG

quarta-feira, 02 de setembro de 2009.
Seminário sobre Habitação Popular de Interesse Social é realizado no UNIFOR-MG


Evento reuniu autoridades, representes de diferentes órgãos e entidades, além de professores e alunos do Centro Universitário

 

No último dia 29, na parte da manhã, no Salão Nobre do UNIFOR-MG "Eunézimo Lima", foi promovido o Seminário sobre Habitação Popular de Interesse Social. O evento recebeu autoridades do município e da região, parlamentares, engenheiros, arquitetos, urbanistas, representantes de entidades ligadas à engenharia, entidades sindicais e do movimento popular, professores e alunos dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Serviço Social do UNIFOR-MG, além de construtoras e famílias interessadas ou inscritas no Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

 

O Seminário foi promovido pelo Sindicato de Engenheiros do Estado de Minas Gerais (Senge-MG), pela Prefeitura de Formiga/MG, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e pela Câmara Municipal de Formiga, com o apoio do CREA-MG (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais) e parceria da Caixa Econômica Federal – Agência Formiga e do UNIFOR-MG.

 

Durante o evento, foram debatidas as principais questões relacionadas ao Programa Minha Casa, Minha Vida e à Lei 11.888, que asseguram, às famílias de baixa renda, a construção de moradias e assistência técnica gratuita para projeto e construção de habitação de interesse social.

 

Na oportunidade, três palestras foram promovidas. "Lei 11.888 – pelo direito à moradia digna!" foi o tema abordado pelo Eng. Nilo Sérgio Gomes, presidente do Senge-MG, e por Júlio César de Souza, presidente da Federação de Moradores de Minas Gerais e diretor da Confederação Nacional de Moradores (CONAM). O coordenador do curso de Engenharia Ambiental do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira, falou sobre o "Papel das Instituições de Ensino Superior nos programas de habitação de interesse social". O encerramento foi feito pelo gerente da Caixa Econômica Federal – Agência Formiga, Marcelo Aguiar Lobato Bicalho, que abordou o "Programa Minha Casa, Minha Vida". Após as apresentações, foi aberto um espaço para debate, quando os presentes puderam dirimir dúvidas em relação ao Programa e à Lei.

 

O Prof. Dr. Leyser, um dos palestrantes e representante do Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, durante o evento e na composição da mesa, falou sobre as possibilidades apresentadas pelo Programa e também sobre a ampliação do mercado de trabalho para os profissionais da área, o que reflete na vida dos acadêmicos do Centro Universitário, já que serão futuros engenheiros. "A Lei 11.888 é um avanço tanto para a engenharia brasileira quanto para aqueles desprovidos de assistência técnica. O sistema Confea/Crea (Confederação Nacional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia/Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) estima que milhares de vagas serão oferecidas, tanto em decorrência da implantação desta Lei quanto da efetivação de outras, como, por exemplo, aquelas relacionadas à proteção ambiental em áreas rurais. A nós, professores, cabe a formação de profissionais inseridos dentro dessa nova realidade de mercado, a qual deve conjugar os conhecimentos adquiridos na Instituição com a responsabilidade social. É exatamente aí que se insere o profissional do Serviço Social, como interlocutor entre a população e os técnicos, conciliando seus desejos e expectativas com as necessidades e viabilidades de projeto. Há mais de quatro décadas, o UNIFOR-MG vem formando pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de Formiga e de toda a região Centro-Oeste de Minas: aprendemos muito com nosso passado e trabalhamos, arduamente, no presente para que o sucesso do nosso futuro reflita a confiança daqueles que, hoje, depositaram sua confiança na Instituição e, mais importante ainda, acreditaram em si próprios", declara.

 

 {mosimage}

A mesa foi composta por autoridades do município, representantes do CREA, do Senge-MG e da Caixa Econômica Federal, e pelo coordenador Prof. Dr. Leyser

 

{mosimage} 

 

O coordenador de Engenharia Ambiental e representante do Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Leyser, durante sua apresentação

 

 

fique por dentro

UNIFOR-MG REALIZA FORMATURA DOS CURSOS DE DESIGN DE INTERIORES, ESTÉTICA E MARKETING
18 de agosto de 2022

UNIFOR-MG REALIZA FORMATURA DOS CURSOS DE DESIGN DE INTERIORES, ESTÉTICA E MARKETING

NOTA DE PESAR – RODRIGO VAZ PEREIRA
16 de agosto de 2022

NOTA DE PESAR – RODRIGO VAZ PEREIRA

COORDENADOR DA FAZENDA MINISTRARÁ PALESTRA EM EVENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
16 de agosto de 2022

COORDENADOR DA FAZENDA MINISTRARÁ PALESTRA EM EVENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Skip to content