icone buscar
Qualidade das Instituições

Qualidade das Instituições

sábado, 07 de agosto de 2010.
Qualidade das Instituições
 
 Veja as siglas que você precisa conhecer para ficar por dentro dos parâmetros que medem a qualidade das instituições de ensino superior
 


MEC
: Ministério da Educação. É o órgão máximo da educação no país e responde por todas as suas políticas e diretrizes.

IDD: Indicador de diferença entre os desempenhos observado e esperado. Calculado com base na diferença entre a nota média do aluno concluinte de um curso e o desempenho médio estimado para os concluintes do mesmo curso. Mede o quanto o curso contribuiu para a formação do aluno.

CPC
: Conceito Preliminar de Cursos. Composto pela nota do ENADE, do IDD e de outras variáveis como infraestrutura e corpo docente. É divulgado anualmente pelo Ministério da Educação e é utilizado para a renovação de reconhecimento de curso.

Enade
: Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Prova aplicada aos alunos do primeiro e do último ano da graduação. A periodicidade máxima da prova para cada curso é trienal. Os alunos são escolhidos por amostragem e o aluno selecionado que não participar não recebe o diploma.

Sinaes
: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. É o instrumento usado pelo MEC para averiguar a qualidade do ensino superior no país. É formado pela avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Avalia todos os aspectos em torno do ensino, como pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição, corpo docente, instalações, etc.

IGC
: Índice Geral de Cursos. Une ao CPC a avaliação dos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) das instituições de ensino. É divulgado anualmente em momento imediatamente posterior à divulgação dos resultados do Enade e do CPC.

Inep: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. É o órgão responsável pelos levantamentos estatísticos e avaliativos em todos os níveis e modalidades de ensinoe pelo desenvolvimento da prova do novo Enem. As informações estão no endereço: www.inep.gov. br.

Anuário Fera! Vestibular e Carreira – 2010
Editora Segmento
Ano 9
Página: 58

fique por dentro

CLIMVET FORMALIZA CONVÊNIO COM A ONG FOCINHO GELADO DE PAINS/MG
26 de abril de 2024

CLIMVET FORMALIZA CONVÊNIO COM A ONG FOCINHO GELADO DE PAINS/MG

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA É NOTA 5 NO MEC
26 de abril de 2024

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA É NOTA 5 NO MEC

COLABORADORES DA FUOM REALIZAM PLANTIO DE MUDAS DOADAS PELO REITOR DO UNIFOR-MG
25 de abril de 2024

COLABORADORES DA FUOM REALIZAM PLANTIO DE MUDAS DOADAS PELO REITOR DO UNIFOR-MG

Pular para o conteúdo