TRILHA DO AGRO APRESENTA COLHEITA MECANIZADA DE GRÃOS

quinta-feira, 02 de junho de 2022.
TRILHA DO AGRO APRESENTA COLHEITA MECANIZADA DE GRÃOS

O último Módulo da Trilha do Agro Colheita Mecanizada de Grãos ocorreu no sábado, 28/05. Os trabalhos dessa fase contaram com o apoio da empresa Minas Verde John Deere e do Projeto Informa Agro, promovido pelo Centro de Produção de Eventos para Engenharia Agronômica – CPEEA do UNIFOR-MG. As ações atingiram adesão máxima, com a participação de vinte produtores rurais de várias cidades, como Arcos, Pimenta e Formiga.

O Engenheiro Agrícola Wanielle Carvalho (instrutor oficial qualificado pela John Deere University) e o Engenheiro Agrônomo Willian Souza ministraram os seguintes conteúdos: Sistemas de uma Colheitadeira de Grãos, Importância de Regulagens Corretas no Maquinário, Demonstração do Painel de Ferramentas e Funcionamento do Centro de Operações da John Deere.

A Trilha do Agro contou com quatro etapas, com início no dia 2 de abril. O projeto proposto pela coordenação do curso de Engenharia Agronômica foi conduzido pela Profa. Dra. Kátia Daniela Ribeiro, responsável pela disciplina Extensão III. Ele teve como intuito desenvolver conhecimentos relativos à cadeia produtiva.

Foram ensinados: Preparo e Fertilização do Solo (Trilha do Agro I – Gecal e Agrolab), Escolha das Melhores Sementes para Realização dos Plantios (Trilha do Agro II – Vigor Agroanálises), Eficiência na Aplicação de Produtos no Campo (Trilha do Agro III – Grão de Ouro) e Tecnologia de Colheita (Trilha do Agro IV – Minas Verde John Deer).

A coordenadora da graduação Profa. Dra. Fernanda Maria Rodrigues Castro falou que a parceria com empresas e a abertura para o público externo, principalmente produtores rurais, proporcionaram a difusão de tecnologia, networking, identificação de demandas reprimidas, atualização tecnológica e oportunidades profissionais para os discentes. “O evento abriu portas para promovermos a extensão e ampliarmos a atuação dos nossos alunos além dos muros institucionais”.

Segundo a entrevistada, o vínculo com os produtores será fortalecido com novas atividades, que supram as necessidades desse público. Ela disse que, no próximo semestre, haverá o Circuito do Agronegócio, com assuntos da Engenharia Agronômica e da Medicina Veterinária.

Parceiros da Trilha

O CPEEA une as empresas, o meio acadêmico, a comunidade e os produtores rurais da região de Formiga. Ele gera conhecimentos e explora novas áreas. Divulga os aprendizados, princípios e valores das organizações parceiras. A equipe é formada por estudantes do 3º e 5º períodos. São eles: Larissa Ayla Silva Teixeira, Marina de Morais Gonçalves, Cristian Mendonça Rodrigues, Carlos Henrique Cruvinel e Alexandre Junior Rodrigues Costa.

Já o Informa Agro é constituído por Isadora Carvalho Simões e Luciana Rezende de Assis (5º período). Ele visa divulgar projetos e eventos direcionados ao curso de Engenharia Agronômica e criar conteúdos semanais para o Instagram, relacionados ao agronegócio, para interagir e ambientar os seguidores sobre o “Mundo Agro do UNIFOR-MG”.

Clique na imagem para ampliar

COLABORADORES DA FUOM REALIZAM PLANTIO DE MUDAS DOADAS PELO REITOR DO UNIFOR-MG

COLABORADORES DA FUOM REALIZAM PLANTIO DE MUDAS DOADAS PELO REITOR DO UNIFOR-MG

COORDENADOR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA E MÉDICAS VETERINÁRIAS PARTICIPAM DA MISSÃO INTERNACIONAL DO QUEIJO MINAS ARTESANAL CANASTRA E SERRO EM SÃO ROQUE DE MINAS