UNIFOR-MG ELEGE NOVA REITORIA POR ACLAMAÇÃO PARA O QUADRIÊNIO 2026-2030
segunda-feira, 04 de maio de 2026.
O Centro Universitário de Formiga realizou, na noite de 4 de maio, no Salão Nobre Eunézimo Lima, a sessão de eleição para os cargos de Reitor e Vice-Reitor da instituição para o quadriênio 2026-2030. O processo reuniu representantes do Conselho Universitário, do corpo docente, discente e técnico-administrativo, além de membros da comunidade acadêmica.
A sessão foi conduzida pela Comissão Eleitoral, presidida pela Profa. Maria Fernanda de Lima Moura. Na ocasião, foi lembrado que o regulamento geral e o calendário eleitoral do quadriênio 2026-2030 foram aprovados pelo Conselho Universitário em março de 2026. Também foram detalhadas as publicações oficiais do processo, desde a divulgação do edital de convocação e da composição do Colégio Eleitoral até a homologação da candidatura inscrita.
De acordo com a Comissão, o Colégio Eleitoral foi composto por 204 membros, sendo 81 representantes do corpo docente, 17 do Conselho Universitário, 65 do corpo discente, nos formatos presencial, semipresencial e EaD; e 41 integrantes do corpo técnico-administrativo. Ao longo do processo, foram publicados o regulamento geral, o calendário eleitoral, o edital de convocação e os comunicados oficiais referentes à habilitação das candidaturas.
Apenas uma chapa foi inscrita e homologada para o pleito, formada pelo Prof. Me. André Hostalácio Freitas, candidato ao cargo de Reitor, e pelo Prof. Dr. André Carvalho Costa, candidato ao cargo de Vice-Reitor. Em conformidade com o regulamento, diante da existência de chapa única, a eleição ocorreu por aclamação. Submetida ao Colégio Eleitoral, a chapa foi aprovada sem manifestações contrárias e declarada eleita para conduzir a instituição pelos próximos quatro anos.
O Reitor eleito, André Hostalácio Freitas, é graduado em Direito pela PUC-MG e possui pós-graduação em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getulio Vargas, obtida em 2002, e mestrado em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos, concluído em 2012. Atua como advogado e consultor jurídico do AHA Advogados. No âmbito acadêmico, é coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas e professor do UNIFOR-MG. Também é graduado em Educação Física pela própria instituição, em 2023, e possui pós-graduação em Fisiologia do Exercício: condicionamento físico, saúde e estética, pela UNIGAÇU, concluída em 2024. Desde 2023, exerce ainda a presidência da Fundação Educacional de Formiga.
O Vice-Reitor eleito, André Carvalho Costa, é doutor em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João del-Rei. No UNIFOR-MG, atua como docente nos cursos da área da saúde e supervisor de estágio em Fisioterapia. Também integra o Conselho Universitário, ocupa a vice-presidência do Comitê de Ética em Pesquisa e representa a instituição no Conselho Municipal de Saúde. É especialista profissional em Fisioterapia Esportiva e Traumato-Ortopédica, com titulação reconhecida por Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva. Além da atuação acadêmica, é fisioterapeuta da Academia Fisioestetic e do Projeto Profissão Jogador, além de membro da diretoria estadual da ABRAFITO-MG.
Após a proclamação do resultado, os eleitos foram saudados pelos presentes. Em seguida, houve pronunciamentos do vice-reitor eleito, do reitor eleito e do atual reitor, Marco Antonio de Sousa Leão. Em nome da Comissão Eleitoral, a presidente Maria Fernanda de Lima Moura agradeceu a confiança depositada no trabalho da comissão e desejou êxito à nova gestão. Conforme o calendário eleitoral, não havendo impugnações, a posse definitiva será oficialmente na terça-feira, dia 5 de maio, às 20:00 horas no Salão de Eventos Prof. Walmor de Borba, no Prédio 4 do campus universitário.


