UNIFOR-MG está entre as instituições brasileiras de ensino superior regularizadas pelo MEC - Unifor MG

terça-feira, 11 de agosto de 2009.

De acordo com dados do MEC (Ministério da Educação), o UNIFOR-MG está entre as 73 instituições de ensino do país que apresentaram situação regularizada no que se refere aos requisitos legais de composição de corpo docente, após atualização dos dados no sistema E-MEC.

O Centro Universitário de Formiga atualmente conta com 174 docentes, destes, 90 professores são mestres e doutores, correspondendo a um total de 51,72%. O total de educadores que trabalha em tempo integral é de 35, ou seja, 20,11%, e o Índice Geral de Cursos (IGC) corresponde a 3. O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases, as universidades devem ter, pelo menos, um terço do corpo docente com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado e um terço dos professores em regime de tempo integral. Já os centros universitários devem contar com, no mínimo, um quinto do corpo docente em regime de tempo integral e um terço com mestrado e doutorado. Atualmente, existem 35 instituições de ensino irregulares que têm, a partir de 27 de julho de 2009, um prazo de 90 dias para adequarem seu quadro de professores às determinações da legislação.

A assessora educacional do UNIFOR-MG, Profa. Ms. Marilene Nepomuceno do Amaral e Castro comentou sobre a atual situação do Centro Universitário de Formiga junto ao MEC. "Independente das exigências contidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e no Decreto 5.786 que dispõe sobre os Centros Universitários, sempre foi preocupação, constante, da nossa instituição, a formação de um corpo docente com professores capacitados, atualizados e comprometidos com a educação e a qualidade do ensino. A meta institucional foi e continua sendo a ampliação do número de professores titulados e, também, com dedicação de 40 horas, a fim de expandir, cada vez mais, a Iniciação Científica e a Pesquisa. Por isso, não só atendemos o que preconiza a legislação como também procuramos manter o UNIFOR-MG um Centro de excelência em educação", concluiu.

REITOR É HOMENAGEADO
25 de novembro de 2022

REITOR É HOMENAGEADO

UNIFOR-MG REALIZARÁ 4ª EDIÇÃO DO DIA DE CAMPO