UNIFOR-MG faz parceria com Ministério Público para Projeto Social de Castração de Cães e Gatos

terça-feira, 06 de abril de 2010.
Foi firmada, no dia 12 de março, uma parceria entre o UNIFOR-MG, através da Coordenação do curso de Medicina Veterinária, e o Ministério Público. O Projeto Social de Castração de Cães e Gatos visa o controle populacional de animais domésticos, feito por meio da castração de cães e gatos do município de Formiga. Os agendamentos começaram dia 6 deste mês e as cirurgias terão início na segunda quinzena de abril.

Os agendamentos poderão ser feitos a partir de hoje (06), na CLIMVET do UNIFOR-MG, entre 16 e 21 horas

Foi firmada, no dia 12 de março, uma parceria entre o UNIFOR-MG, através da Coordenação do curso de Medicina Veterinária, e o Ministério Público. O Projeto Social de Castração de Cães e Gatos visa o controle populacional de animais domésticos, feito por meio da castração de cães e gatos do município de Formiga. A reunião contou com a presença do Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, e autoridades acadêmicas, além do coordenador de Medicina Veterinária, Prof. Ms. Dênio Garcia, e da Promotora Dra. Luciana Imaculada de Paula.
De acordo com o coordenador do curso, este é um projeto piloto e serão realizadas cerca de 20 castrações por mês, em mutirões quinzenais, durante três meses, a partir da segunda quinzena de abril.
Cães e gatos podem ser castrados a partir dos três meses e, de preferência, antes dos cinco meses. Eles precisam estar vermifugados e saudáveis. Os interessados em castrar seus animais podem conseguir a isenção das taxas, mediante comprovação de renda, com a apresentação da certidão de renda familiar, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, ou com a apresentação da carterinha do Bolsa Família. Com início dia 6 de abril, o agendamento da cirurgia deve ser feito junto à CLIMVET (Clínica de Medicina Veterinária do UNIFOR-MG, localizada no Prédio 5 da Instituição, de segunda a sexta-feira, das 16 às 21 horas, mediante as seguintes informações: nome do proprietário ou protetor responsável pelo animal (maior de 18 anos), telefones de contato (residencial e/ou celular), quantidade de animais a serem castrados, sexo, espécie (canina ou felina), idade, peso aproximado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da CLIMVET: (37) 3329-1477.
O projeto

O Projeto Social de Castração de Cães e Gatos preparado pelo Centro Universitário enfoca a importância do controle populacional de animais domésticos na saúde pública e saúde animal. O documento explica que, nas fêmeas, a castração consiste na retirada do útero, trompas e ovários. Nos machos, na retirada dos testículos. A cirurgia é feita com anestesia geral e o animal não precisa ficar internado. Em torno de uma semana, estará totalmente recuperado.

Dentre inúmeras vantagens da castração, o projeto destaca a diminuição drástica do risco de doenças nas vias uterinas e, principalmente, do câncer de mama, útero, próstata e testículos, além dos inconvenientes relacionados ao comportamento do animal neste período, o controle populacional, bem como o índice de zoonoses.
O documento esclarece sobre alguns mitos relacionados à castração, como, por exemplo, que o animal não engorda devido ao procedimento, mas sim pela diminuição de suas atividades físicas.

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”