Foi firmada, no dia 12 de março, uma parceria entre o UNIFOR-MG, através da Coordenação do curso de Medicina Veterinária, e o Ministério Público. O Projeto Social de Castração de Cães e Gatos visa o controle populacional de animais domésticos, feito por meio da castração de cães e gatos do município de Formiga. Os agendamentos começaram dia 6 deste mês e as cirurgias terão início na segunda quinzena de abril.
Os agendamentos poderão ser feitos a partir de hoje (06), na CLIMVET do UNIFOR-MG, entre 16 e 21 horas
Foi firmada, no dia 12 de março, uma parceria entre o UNIFOR-MG, através da Coordenação do curso de Medicina Veterinária, e o Ministério Público. O Projeto Social de Castração de Cães e Gatos visa o controle populacional de animais domésticos, feito por meio da castração de cães e gatos do município de Formiga. A reunião contou com a presença do Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, e autoridades acadêmicas, além do coordenador de Medicina Veterinária, Prof. Ms. Dênio Garcia, e da Promotora Dra. Luciana Imaculada de Paula.
De acordo com o coordenador do curso, este é um projeto piloto e serão realizadas cerca de 20 castrações por mês, em mutirões quinzenais, durante três meses, a partir da segunda quinzena de abril.
Cães e gatos podem ser castrados a partir dos três meses e, de preferência, antes dos cinco meses. Eles precisam estar vermifugados e saudáveis. Os interessados em castrar seus animais podem conseguir a isenção das taxas, mediante comprovação de renda, com a apresentação da certidão de renda familiar, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, ou com a apresentação da carterinha do Bolsa Família. Com início dia 6 de abril, o agendamento da cirurgia deve ser feito junto à CLIMVET (Clínica de Medicina Veterinária do UNIFOR-MG, localizada no Prédio 5 da Instituição, de segunda a sexta-feira, das 16 às 21 horas, mediante as seguintes informações: nome do proprietário ou protetor responsável pelo animal (maior de 18 anos), telefones de contato (residencial e/ou celular), quantidade de animais a serem castrados, sexo, espécie (canina ou felina), idade, peso aproximado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da CLIMVET: (37) 3329-1477.
O projeto
O Projeto Social de Castração de Cães e Gatos preparado pelo Centro Universitário enfoca a importância do controle populacional de animais domésticos na saúde pública e saúde animal. O documento explica que, nas fêmeas, a castração consiste na retirada do útero, trompas e ovários. Nos machos, na retirada dos testículos. A cirurgia é feita com anestesia geral e o animal não precisa ficar internado. Em torno de uma semana, estará totalmente recuperado.
Dentre inúmeras vantagens da castração, o projeto destaca a diminuição drástica do risco de doenças nas vias uterinas e, principalmente, do câncer de mama, útero, próstata e testículos, além dos inconvenientes relacionados ao comportamento do animal neste período, o controle populacional, bem como o índice de zoonoses.
O documento esclarece sobre alguns mitos relacionados à castração, como, por exemplo, que o animal não engorda devido ao procedimento, mas sim pela diminuição de suas atividades físicas.