UNIFOR-MG firma nova parceria

quarta-feira, 25 de março de 2009.
UNIFOR-MG firma nova parceria

No dia 18 março, o diretor executivo da empresa EcoSystem Tecnologia Ambiental, engenheiro Kleber Almeida Jr., acompanhado do estagiário e aluno do 3o período do curso de Engenharia Ambiental, Mateus Santiago, estiveram no UNIFOR-MG para firmar uma parceria. De acordo com o engenheiro Kleber, o CENAR (Centro de Análises de Águas e Resíduos) do UNIFOR-MG possui todas as condições de realizar as análises que hoje são terceirizadas para empresas de Belo Horizonte.

A Ecosystem atua na elaboração de laudos técnicos. Os mesmos equipamentos que a empresa utiliza, sobretudo os referentes à análise de água, estão disponíveis no Centro de Análises de Águas e Resíduos (CENAR), do Centro Universitário de Formiga.

De acordo com o engenheiro Kleber, o CENAR do UNIFOR-MG possui todas as condições de realizar as análises que hoje são terceirizadas para empresas de Belo Horizonte. "Além do mais, pude observar que os equipamentos são os mais avançados e modernos disponíveis no mercado, o que minimizará os eventuais erros de análise", afirmou ele.

Na ocasião, a Prof. Dra. Valéria Peruca de Melo, responsável pela disciplina "Sistemas de Tratamento de Águas e Resíduos", enfatizou a parceria: "A partir de situações reais de campo, enviadas pela EcoSystem poderemos integrar, de maneira mais homogênea, o eixo ensino-pesquisa, permitindo aos nossos alunos, uma interpretação prática dos dados e sua aplicação em campo".

Para o coordenador dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira, a parceria com a Ecosystem é o início de um amplo projeto a ser desenvolvido nos cursos de orientação tecnológica do UNIFOR-MG. "Acreditamos que as parcerias entre empresas e instituições de ensino constituem no futuro do ensino superior no Brasil. Podemos oferecer o suporte instrumental, técnico e analítico, uma vez que contamos com um considerável número de profissionais com excelência na área, especialmente mestres e doutores. Tanto o CENAR quanto os demais laboratórios e departamentos do UNIFOR-MG encontram-se abertos à comunidade, órgãos públicos e privados, ONG´s e outras instituições para prestação de serviços e comunhão com a comunidade universitária no sentido de desenvolver tecnologias, produtos e/ou serviços", comentou.

Além de Mateus Santiago, outro aluno, Gustavo Ribeiro de Carvalho, do 4o período de Engenharia Ambiental, também estagia na EcoSystem. A empresa se dispôs, futuramente, a captar novos talentos na área de Engenharia, pois acredita que o mercado encontra-se aberto e em franca expansão. Para isso, o UNIFOR-MG investe continuamente em infra-estrutura e capital humano, fazendo, assim, que a formação de seus alunos constitua num diferencial competitivo no mercado.

A empresa

A EcoSystem foi fundada em 1993, em Belo Horizonte/MG, como uma empresa voltada à solução de problemas relacionados à proteção ambiental nos mais diferentes processos produtivos. Seu corpo de engenheiros e consultores atua em projetos, implantação e suporte para as soluções ambientais e de engenharia. As principais linhas de trabalho da empresa centram-se na elaboração de Estudos de Impacto Ambiental (EIA), Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), gerenciamento e obtenção de outorga para água, estudos de Análise de Riscos, além de dimensionamento de sistemas de tratamento de efluentes industriais, sanitários e tratamento de Água. Atua, também na gestão, tratamento de resíduos e monitoramento ambiental, com suporte ao Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14000). Devido às características da região, notadamente marcada pela oferta de mercado, a empresa transferiu sua sede, em 1999, para a cidade de Arcos/MG, próxima a Formiga. Entretanto, a empresa mantém seu leque de clientes na capital, além de atuar em outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, dentre outros.

O coordenador dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira; a Prof. Dra. Valéria Peruca de Melo; o aluno do 3o período do curso de Engenharia Ambiental, Mateus Santiago e o diretor executivo da empresa EcoSystem Tecnologia Ambiental, engenheiro Kleber Almeida Jr.

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG