icone buscar
UNIFOR-MG inaugura novo laboratório

UNIFOR-MG inaugura novo laboratório

quinta-feira, 20 de novembro de 2008.
UNIFOR-MG inaugura novo laboratório

 

No último dia 14, às 18:00 h, foi inaugurado o Laboratório de Ciências da Terra do UNIFOR-MG, voltado para os cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil. O evento contou com a participação da Reitoria, coordenadores, professores, alunos e convidados de uma maneira geral. Após o corte da fita e o descerramento da placa, o laboratório e os equipamentos instalados no local foram apresentados aos presentes.

O Laboratório de Ciências da Terra fica no Prédio 5 do campus e será voltado para os alunos da Engenharia Ambiental e Engenharia Civil

 

O Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, falou aos presentes sobre a importância de lugares voltados às aulas práticas e sobre a preocupação do Centro Universitário em criar estes espaços e promover, efetivamente, a junção entre teoria e prática e um ensino diferenciado. O coordenador das Engenharias Ambiental e Civil, Prof. Dr. Leyser Rodrigues de Oliveira, também se manifestou, enfatizando o quanto o UNIFOR-MG tem investido na infra-estrutura do campus, na formação do corpo docente e na promoção de eventos voltados para esses cursos e na resposta positiva recebida dos alunos, que se esforçam nas aulas e têm participado, efetivamente, das atividades realizadas. O diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Eugênio Vilela Júnior, também falou aos presentes sobre a importância do laboratório.

Após o corte da fita e o descerramento da placa, o Prof. Dr. Leyser apresentou o laboratório aos presentes e falou sobre os equipamentos instalados no local, que são modernos e praticamente exclusivos do UNIFOR-MG.

Laboratório de Ciências da Terra
Trata-se um amplo laboratório, localizado no Prédio 05 do campus, que permitirá o estudo dos conteúdos práticos ministrados nas disciplinas de Geologia, Pedologia, Conservação do Solo, Mecânica dos Solos e Recuperação de Áreas Degradadas. Nele, serão feitas desde análises químicas dos solos até procedimentos de obtenção de curvas de adensamento, resistência à penetração e capacidade de suporte a diferentes cargas e pressões.

O coordenador dos cursos fala sobre o estudo dos solos e explica sua complexidade: “o ensino da Ciência do Solo nem sempre é fácil, pois requer uma gama de recursos didáticos. Vários estudos mostram que há uma grande lacuna nesta área de ensino. Com a inauguração do Laboratório de Ciências da Terra, o UNIFOR-MG passa a integrar um seleto grupo de instituições, as quais atuam em perfeita harmonia com os Parâmetros Curriculares Nacionais e dentro da realidade brasileira”, confirma.

 {mosimage}

fique por dentro

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC
24 de abril de 2024

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS
23 de abril de 2024

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO
23 de abril de 2024

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

Pular para o conteúdo