UNIFOR-MG irá promover II Semana de Engenharia

quarta-feira, 29 de outubro de 2008.
UNIFOR-MG irá promover II Semana de Engenharia

Com o objetivo de conciliar o desenvolvimento e a necessidade de preservação do meio ambiente, a coordenação dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil, em parceria com a Sala Verde do UNIFOR-MG, irá promover a II Semana de Engenharia, com o tema A Engenharia Ambiental e a Engenharia Civil Unidas na Construção de Novos Paradigmas. O evento, com previsão de participação de mais de 300 alunos e professores, será realizado entre os dias 3 e 5 de novembro, no Salão Nobre do UNIFOR-MG “Eunézimo Lima” e em diversas Salas de Multimeios.

A semana contará com palestras de engenheiros, pesquisadores e fonoaudiólogos, que têm como objetivos principais proporcionar o conhecimento de novas tendências, tecnologias e contato com empresas; promover a integração entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho; incentivar o intercâmbio de conhecimentos entre estudantes de engenharia e profissionais; e favorecer a integração de alunos do UNIFOR-MG com outras instituições.

De acordo com o Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira, coordenador dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil do UNIFOR-MG, a II Semana de Engenharia vem, gradualmente, consolidando-se como um dos eventos mais importantes da área na região. “Buscamos a pluralidade de idéias e diferentes concepções acerca de pontos polêmicos na Engenharia. Com isso, conseguimos fazer com que nossos alunos exercitem seu senso crítico, requisito fundamental para a profissão. As quebras e as reconstruções de paradigmas devem ser constantes, ou seja, não podemos mais ver uma Engenharia separada da outra – ambas devem caminhar lado-a-lado na busca consorciada de objetivos, os quais passam pelo desenvolvimento humano e o uso racional dos recursos naturais”, explica.

Programação
No primeiro dia do evento, o ciclo de palestras será aberto pelo Eng. Francisco Chaves Jr., da Lafarge Brasil, que abordará o tema O Sistema de Gestão Ambiental e as Políticas de Desenvolvimento Sustentável no Co-Processamento. No dia 04, Gestão da Arborização Urbana será o assunto apresentado pelo Eng. Lucélio Nativo da Assunção, da Cemig. O encerramento do ciclo de palestras será feito no dia 05, com o Eng. Vinícius Augusto da Silveira Vieira, consultor da Nordesta Suíça e Nordesta Brasil, que falará sobre Gestão de Recursos Hídricos: o Dilema Preservação X Necessidade de Uso.

Paralelamente ao ciclo de palestras, serão oferecidos três minicursos. O primeiro será o Curso de Oratória: Expressão Verbal e Gestual, ministrado pela fonoaudióloga Gioconda M. Silva e pelo psicólogo Roberto Lopes Mendonça, de Formiga/MG. O segundo irá tratar de como elaborar e interpretar os Modelos de Gestão Ambiental e o Cálculo de Índices de Sustentabilidade Empresarial, ministrado pelo Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira, do UNIFOR-MG. O último irá tratar da questão dos Projetos de Fundos Não-Reembolsáveis: Elaboração, Desafios e Troca de Experiências – O Caso da ONG Maria de Barro, e será apresentado pelo Eng. Rogério R. M. Ferreira, do CRIDES – Centro Regional Integrado de Desenvolvimento Sustentável, de Nazareno/MG.

Inscrições e informações
As inscrições podem ser feitas na CAE (Central de Atendimento ao Estudante), Prédio 01 do campus.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (37) 3329-1475 ou pelos e-mail’s: coordengamb@uniformg.edu.br ou salaverde@uniformg.edu.br.

A programação completa da II Semana de Engenharia está disponível no site do Centro Universitário: www.uniformg.edu.br.

O EVENTO É ABERTO A TODOS OS INTERESSADOS!!!

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”