UNIFOR-MG promove II Semana de Engenharia

sexta-feira, 07 de novembro de 2008.
UNIFOR-MG promove II Semana de Engenharia

Evento reúne alunos, professores e profissionais da área, durante três dias de palestras e minicursos

Foi realizada, no período de 03 a 05 de novembro, a II Semana de Engenharia, promovida pela coordenação dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil do UNIFOR-MG. Com o tema A Engenharia Ambiental e a Engenharia Civil Unidas na Construção de Novos Paradigmas, o evento reuniu professores, alunos, profissionais da área e representantes do Centro Universitário.

No dia 03, às 19:00 h, no Salão Nobre do UNIFOR-MG “Eunézimo Lima”, foi realizada a abertura do evento. A mesa foi composta pela representante do Reitor da Instituição, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, Profa. Ms. Rachel de Castro Eduardo Matias; pelo diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas, Prof. Ms. Eugênio Vilela Júnior; pelo coordenador dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil, Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira; pelo engenheiro Francisco Chaves Júnior; pela psicóloga Gioconda Silva; e pelo engenheiro Rogério Ferreira. Todos os componentes da mesa se manifestaram em relação à magnitude do evento e à importante forma de aprendizado promovido pelo mesmo.

Após os pronunciamentos, uma palestra sobre O Sistema de Gestão Ambiental e as Políticas de Desenvolvimento Sustentável no Co-Processamento foi proferida pelo engenheiro Francisco Chaves Júnior, da Lafarge Brasil.

No dia 04, mais uma palestra foi promovida. O biólogo Lucélio Nativo da Assunção, formado pelo UNIFOR-MG, mestre em Estudos Contemporâneos – Educação, Cultura e Organizações Sociais e coordenador ambiental da CEMIG/MG, falou sobre Gestão da Arborização Urbana.

O encerramento do evento foi feito no dia 05, com a palestra intitulada Gestão de Recursos Hídricos: o Dilema Preservação X Necessidade de Uso, proferida pelo engenheiro Vinícius Augusto da Silveira Vieira, consultor da Nordesta Suíça e Nordesta Brasil.

De acordo com o coordenador dos cursos, Prof. Dr. Leyser, “o evento superou as expectativas. O excelente comportamento dos alunos mostrou maturidade, seriedade e compromisso com a formação. A II Semana de Engenharia foi mais que um evento, foi um importante passo na busca da excelência do ensino em Engenharia, para a qual o UNIFOR-MG faz sólidos investimentos”, declarou.

Minicursos
Durante a II Semana de Engenharia, alguns minicursos foram promovidos. O Minicurso 1 teve como tema Curso de Oratória: Comunicação Verbal e Gestual, ministrado pela fonoaudióloga Gioconda e pelo psicólogo Roberto Lopes Mendonça. O Minicurso 2 foi coordenado pelo Prof. Dr. Leyser e tratou do Cálculo de Índices de Sustentabilidade Empresarial. O Minicurso 3 foi ministrado pelo engenheiro Rogério Ferreira e teve como título Projetos de Fundos Não-Reembolsáveis: Elaboração, Desafios e Troca de Experiências – O Caso da ONG Maria de Barro. Os minicursos foram realizados nas Salas de Multimeios do campus.

Organização
De acordo com o coordenador dos cursos, o empenho dos alunos envolvidos na organização foi fundamental para o sucesso do evento. “Todas as turmas, tanto de Engenharia Ambiental quanto de Engenharia Civil, tiveram representantes”, diz. Em evidência, ele cita a colaboração e a dedicação dos alunos: Magno José Alves (quinto período de Engenharia Ambiental e estagiário da Sala Verde do UNIFOR-MG); Alexandre de Almeida Andrade (terceiro período de Engenharia Ambiental); Elder Lasmar Gontijo (quinto período de Engenharia Ambiental); e Agnelo Marcos da Cunha (terceiro período de Eng. Ambiental).

{mosimage}  {mosimage}

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO