icone buscar
UNIFOR-MG PROMOVE IV SIMPÓSIO DE BIOMEDICINA

UNIFOR-MG PROMOVE IV SIMPÓSIO DE BIOMEDICINA

sexta-feira, 28 de junho de 2024.
UNIFOR-MG PROMOVE IV SIMPÓSIO DE BIOMEDICINA

Alunos participaram do IV Simpósio de Biomedicina, que foi realizado nos dias 11 e 12 de maio. Participaram discentes de diversos períodos do curso.

Os minicursos foram ministrados por diversos profissionais da área com o intuito de promover uma oportunidade para os alunos colocarem em prática os conteúdos vistos em sala de aula.

No dia 11 de junho, os temas foram “A importância do Biomédico prescritor para a realização dos tratamentos estéticos injetáveis”, ministrada por Aryelle Almeida Elias; “Técnicas de coleta de materiais biológicos”, ministrada por Mariana Caroliny Fereira; “Introdução ao básico de espectrofotometria, uma abordagem teórico-prática”; ministrada por Alex Magalhães de Almeida; e “Utilização da técnica de Elisa para diagnóstico”, ministrada por Laís Cardoso Cunha.

Já no dia 12 de junho, os temas foram “Técnicas de coleta de material biológico”, ministrada por Mariana Caroliny Ferreira; “Extração purificada de DNA e princípio da PCR”, ministrada por Fernando Sergio Barbosa; “Interpretação de lâminas hematológicas”; ministrada por Eveline Alves de Santana; e “Primeiros socorros”, ministrada pelo Corpo de Bombeiros.

O integrante do Corpo de Bombeiros, Cabo Francis Junio dos Santos Silva, conta que entre as práticas explanadas aos alunos estavam incluídos temas de emergências clínicas mais corriqueiras que ocorrem nas imediações do campus do UNIFOR-MG. 

Além disso, ele explicou a necessidade deste conhecimento para o aluno: “É importante saber como dar aquele primeiro suporte ao paciente quando ele é acometido por um agravo. Os primeiros socorros são fundamentais para dar uma primeira resposta antes de chegar o suporte avançado e continuar com o atendimento hospitalar”.

A coordenadora do curso de Biomedicina, Profa. Dra. Daniela Rodrigues de Faria Barbosa, relatou que a programação contou com diversas atividades, que foram elaboradas conforme o interesse dos alunos com o intuito de aprofundar os temas e prepará-los para a prática no mercado de trabalho.

“Foram diferentes minicursos em que eles puderam evidenciar, além da teoria, práticas que são exigidas no dia a dia. Eu acho que é importante ver a perspectiva desses profissionais hoje no campo de trabalho. É uma oportunidade única os alunos estarem vivenciando diferentes áreas da Biomedicina”, disse a coordenadora.

Ela ressaltou que por meio dos minicursos, os discentes podem ter um melhor direcionamento sobre a área em que querem atuar dentro da Biomedicina. A partir disso, eles podem buscar por oportunidades de estágio, inclusive dentro do UNIFOR-MG, que conta com diversos laboratórios para apoiar o ensino, a pesquisa e outras práticas mais.

 

Confira os depoimentos de algumas alunas do 1º período que participaram dos minicursos:

Fernanda Lívia de Santana Pinto:

“Amei o simpósio, se dependesse de mim teria todo mês. Aprendi coisas que nunca passaram pela minha cabeça e com certeza levarei pra vida. Sem contar as experiências, a interação com veteranos que proporcionou além de novos conhecimentos, reconhecer como eles em pouco tempo de faculdade já se tornaram tão capacitados na área e como o curso de Biomedicina transformou a vida deles. O simpósio alimentou minha expectativa com o curso, matou grande parte do meu medo, permitiu que eu realizasse a tão esperada aula prática e tenho certeza que outros alunos tiveram a mesma percepção. A partilha de conhecimento entre os alunos do curso e a troca de informações adquiridos no decorrer da jornada acadêmica, também foi algo magnífico, que eliminou a ideia de que é um ‘bicho de sete cabeças’. Enfim, tenho apenas opiniões positivas sobre o evento, tanto na estética quanto na coleta. Quem deu a palestra auxiliou e se responsabilizou, foram ótimos e merecem mais do que parabéns! Se pudesse descrever com uma única palavra o simpósio, seria ‘PERFEITO’”.

Yasmin Victoria Seabra Alves:

“Achei que foi muito bom e que poderia ser durante mais dias”.

Izabelle Rabelo da Costa Santos:

“Eu amei, acho que poderia ter mais vezes, para quem não pode fazer poder ter outra oportunidade, e realizar outros minicursos”.

Lorena Vitória Cunha Silva:

“Foi muito bom, gostei bastante dos cursos! Foi uma experiência incrível! Poderia ter mais”.

Ana Laura Barbosa:

“Foi muito bom, valeu muito a experiência! Espero ter mais vezes”.

Marcella Vitória Costa de Paula:

“A gente poderia ter mais de Estética, eu gostei muito”.

Letícia Ferraz Arcanjo:

“Sobre o simpósio eu amei. Achei de grandíssima importância ter um conhecimento a mais. A aula prática é gostosa, a Mariana foi muito profissional, soube explicar direitinho. As meninas que participaram também eram muito bacanas e até empolgou a gente que faz o curso. Foi muito empolgante, fez a gente se apaixonar ainda mais pelo curso”.

fique por dentro

DIVULGADO EDITAL DA MIPE 2024
15 de julho de 2024

DIVULGADO EDITAL DA MIPE 2024

NORMAS PARA A REMATRÍCULA DA MODALIDADE EAD – 2024.2
11 de julho de 2024

NORMAS PARA A REMATRÍCULA DA MODALIDADE EAD – 2024.2

PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO SE REÚNEM PARA COMEMORAR A CONQUISTA DE MAIS UM SELO “OAB RECOMENDA”
11 de julho de 2024

PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO SE REÚNEM PARA COMEMORAR A CONQUISTA DE MAIS UM SELO “OAB RECOMENDA”

Pular para o conteúdo