UNIFOR-MG PROMOVE PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA”

sexta-feira, 27 de maio de 2022.
UNIFOR-MG PROMOVE PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA”

O Centro Universitário de Formiga realizou, no dia 25 de maio, atividades de lazer do Projeto de Extensão “Amigos da Equoterapia”, na Fazenda Laboratório. A iniciativa beneficia, em média, por mês, quinze usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Formiga (APAE), dentro do Plano de Atenção à Pessoa com Deficiência na Área de Assistência Social.

A Fisioterapeuta da APAE Mônica Campos Pedrosa é professora do UNIFOR-MG e autora do projeto de extensão. “É uma atividade de lazer que gera alegria para os usuários, que saem da Associação e vêm para o ambiente da Fazenda. Além da montaria, eles têm contato com outros animais e interagem com outras pessoas. É muito interessante! Para aqueles com deficiências motoras mais graves, como é o caso dos cadeirantes, a dinâmica oferece sensação de liberdade e benefícios para a autoestima”.

A docente ressaltou que as ações envolvem estagiários do curso de Fisioterapia e promovem o conhecimento e utilização de instrumento terapêutico especializado, ampliando os conhecimentos e a atuação multidisciplinar dos acadêmicos, que terão melhor preparo para o mercado. Ela destacou que a iniciativa propicia aos discentes conexão com as dificuldades que os usuários da APAE apresentam e que podem ser trabalhadas na montaria.

Intervenção

A professora informou que o projeto “Amigos da Equoterapia” é desenvolvido há alguns anos e tem a possibilidade de ser transformado em uma intervenção, um diferencial para a formação dos alunos, que terão a oportunidade de atuar efetivamente no processo. Para isso, ela disse que é preciso fazer adequações na Fazenda e investir no treinamento dos cavalos. “Nesse sentido, entra uma parceria com os alunos da Medicina Veterinária. Como equitadores, é possível deixar os cavalos na condição ideal para a dinâmica. Seriam ainda os responsáveis pelo atendimento veterinário dos animais.”

Segundo a Profa. Mônica Campos Pedrosa, a equoterapia melhora a coordenação motora e o equilíbrio dos assistidos. Ela comentou ainda que as atividades estimulam o desenvolvimento físico e mental de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Também é um recurso complementar na reabilitação infantil que utiliza o movimento do cavalo como instrumento cinesioterapêutico com indicações variadas nas disfunções neuromotoras, nas desordens genéticas, nos transtornos do espectro autista, entre outros.

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG