X Fórum de Biblioteconomia marca os 50 anos do curso do UNIFOR-MG

sexta-feira, 28 de abril de 2017.
X Fórum de Biblioteconomia marca os 50 anos do curso do UNIFOR-MG

O Curso de Biblioteconomia do Centro Universitário de Formiga comemora 50 anos. Para celebrar a data, foi promovido o X Fórum de Biblioteconomia nos dias 24 e 25 de abril no Salão Nobre “Eunézimo Lima”. A programação contemplou palestras, debates, depoimentos e homenagens. As atividades foram prestigiadas por alunos, professores, profissionais da área e pessoas da comunidade. Um vídeo mostrou a trajetória da Escola de Biblioteconomia (ESBI), desde a época quando as aulas eram ministradas no Prédio 6 de Junho, no Centro de Formiga. O vídeo está disponível no Canal TV UNIFOR-MG. Os alunos do 3º e 5º período confeccionaram banners, apresentando os egressos: instituição que trabalha, atividades que realiza, concursos em que foi aprovado, contribuição do curso de Biblioteconomia na sua vida profissional.

A coordenadora da graduação, Profa. Margarita Rodrigues Torres, comentou que é uma honra muito grande organizar e participar do evento. Ela destacou que comemorar os 50 anos do Curso retrata uma história de luta, persistência e dedicação de todos que contribuíram para o seu crescimento. O fórum foi organizado a partir da inclusão de egressos. No primeiro dia, Neuza de Almeida, que atua na Biblioteca Pública de Formiga, apresentou a história “A Semente da Verdade e o Pote Vazio”. Em seguida, além da atual coordenadora, foram feitas homenagens às ex-diretoras do Curso: Lourdes Rodrigues Gomes, Ágda Vaz Tonelli Menezes, Eni Rios de Macêdo, Lúcia de Fátima Vieira da Silva, Sandra Mara Lasmar e Sônia Lúcia Silva. Pela dedicação ao projeto de extensão “Leitura: Asas da Liberdade”, aplicando a Biblioterapia, também recebeu o certificado de agradecimento a ex-professora do Curso, Tânia Gontijo. Pela perseverança ao projeto “Biblioteca Estação do Trabalhador”, foi homenageada a bibliotecária Regina Célia Reis Ribeiro. As homenagens também se estenderam aos professores atuais da graduação: Syrlei Maria Ferreira, Wanessa Antunes de Carvalho, Simone Soares de Oliveira.

A noite contou ainda com a mesa-redonda Impactos e Expectativas na Carreira Profissional. O debate foi moderado pela Profa. do UNIFOR-MG, Simone Soares de Oliveira, e teve a participação da ex-diretora Eni Rios de Macêdo e da coordenadora da Acervus.doc – Consultoria e Assessoria, Márcia Maria Palhares. No segundo dia, as atividades foram iniciadas com o pronunciamento de Edvânia Aparecida de Souza Guedes, representante do Conselho Regional de Biblioteconomia-6ª REGIÃO – CRB-6. Ela explanou sobre a atuação da entidade.

Em seguida, a egressa Vania Natal de Oliveira apresentou sua trajetória profissional. Ela atua na Biblioteca Central da Universidade de Brasília, liderando um projeto de seleção de multimeios no Setor de Coleções Especiais. A programação foi encerrada com a palestra “Profissão Bibliotecária: Relato de Experiências e seu Papel na Mediação da Informação”, ministrada por Janete Cristina Lucas, que trabalha na Universidade José do Rosário Vellano, unidade Belo Horizonte. Ela apresentou sua trajetória profissional e as atividades biblioteconômicas que exerce. A entrevistada afirmou que o mercado está favorável. “As bibliotecas precisam de profissionais que, abracem a função de bibliotecário, que incentivem a leitura e desenvolvam habilidades diante das novas tecnologias. Ele tem que estar preparado para as mudanças da sociedade”, ressaltou.

CDARQ

Durante o evento, o CDArq (Centro de Documentação Arquivística do UNIFOR-MG) promoveu, para comemorar os 50 anos do Curso de Biblioteconomia, uma exposição do seu acervo histórico relacionado ao Curso. No Salão Nobre “Eunézimo Lima”, foram expostos diversos documentos: bandeiras, camisetas, fotos, brindes, entre outros. Foi realizado também um trabalho de busca por informações que retratassem a história da graduação desde seu início em 1968 até os dias atuais.

Segundo a bibliotecária documentalista responsável pelo CDArq, Adrilene Duarte Elias, além de ter sido prazeroso participar e colaborar com este momento tão especial do curso mais antigo do UNIFOR-MG, foi uma oportunidade de dar visibilidade às funções de caráter histórico e científico do acervo do CDArq, o que na área significa arquivo pós-custodial. “Quer dizer que, o arquivo não se limita apenas em recuperar documentos guardados, mas, em recuperar também, os registros das informações neles contidos”, informou.

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”