icone buscar
XIV SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DEBATE AGRICULTURA DE PRECISÃO

XIV SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DEBATE AGRICULTURA DE PRECISÃO

segunda-feira, 20 de março de 2023.
XIV SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DEBATE AGRICULTURA DE PRECISÃO

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realiza o Seminário de Avaliação e Aprimoramento de Políticas Públicas para o Setor Rural, com o tema “Agricultura de Precisão: Conceito, Política e Aplicação”, na próxima quinta-feira (23/03), das 9h às 12h. O evento virtual é gratuito e terá transmissão ao vivo no canal da Seapa do YouTube. As inscrições estão abertas pela plataforma Sympla.

A agricultura de precisão é, atualmente, uma das ferramentas mais eficazes para o monitoramento e a gestão de atividades produtivas da agropecuária, uma vez que alia pesquisa, tecnologia e sustentabilidade. Sua aplicação traz como resultados o uso mais inteligente dos recursos econômicos e ambientais, a redução de custos e o aumento da produtividade, dentre outros benefícios.

O superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Feliciano Nogueira Oliveira, destaca a relevância do tema para o desenvolvimento do setor. “A adoção de tecnologias de alta performance é de extrema importância para a modernização e a profissionalização do agronegócio. No nosso evento, teremos ainda uma chamada muito especial para a acessibilidade da agricultura de precisão por agricultores familiares”, afirma.

Para tratar do assunto no encontro on-line desta quinta-feira, a equipe da Secretaria de Agricultura convidou especialistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com histórico de estudos científicos e ampla experiência de trabalho na área.

Palestras

O diretor-geral do Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Itap/Epamig), Frederico José Vieira Passos, apresentará o cenário de pesquisas e ensino do uso da ferramenta em Minas. Em seguida, o coordenador-geral de Agricultura de Precisão e Digital do Mapa, Alaércio Londe da Silva, irá traçar um panorama dos avanços da tecnologia e os respectivos ganhos em produtividade e sustentabilidade nos sistemas de produção.

Por fim, o coordenador-técnico de Tecnologia e Inovação da Emater-MG, Péricles Alexandre Squaris Marques, abordará a aplicabilidade do recurso tecnológico em propriedades da agricultura familiar. Participantes poderão enviar dúvidas em tempo real, com a possibilidade de que elas sejam respondidas no debate entre os palestrantes, com mediação da Seapa, previsto para acontecer entre 10h30 e 12h.

São esperados, como participantes ouvintes, estudantes dos ensinos superior, técnico ou tecnológico em Ciências Agrárias e áreas correlatas, professores, pesquisadores, servidores públicos, produtores rurais, integrantes de entidades do setor produtivo e demais interessados no assunto.

Seminário

Em sua décima quarta edição, o Seminário de Avaliação e Aprimoramento das Políticas Públicas discute programas executados pelo Governo de Minas, com parceiros, público acadêmico e representantes do setor privado. Os objetivos principais são ouvir demandas do segmento produtivo, debater soluções assertivas para os desafios da agropecuária mineira e apresentar tecnologias que aumentem a eficiência da execução das políticas estaduais.

Programação.

Fonte: www.agricultura.mg.gov.br

Paula Machado – Ascom/Seapa

Edição: Márcia França

fique por dentro

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC
24 de abril de 2024

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS
23 de abril de 2024

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO
23 de abril de 2024

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

Pular para o conteúdo