icone buscar
Coordenador dos cursos de Educação Física conclui doutorado

Coordenador dos cursos de Educação Física conclui doutorado

quinta-feira, 09 de setembro de 2010.
Coordenador dos cursos de Educação Física conclui doutorado

 
No dia 17 de julho, o coordenador dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Prof. Dr. Leonardo Nogueira Coelho, concluiu o curso de doutorado na área de Ciências da Educação, pela UPAP (Universidade Politécnica e Artística do Paraguai), em Assunção. A tese do professor, intitulada “Aprendendo e ensinando, ensinando e multiplicando: um processo motivador para a alfabetização e capacitação através do desenvolvimento da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)", foi apresentada a uma banca composta por cinco doutores.

O curso teve início em 2007 e deu ao professor o título de doutor em Ciências da Educação

No dia 17 de julho, o coordenador dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Prof. Dr. Leonardo Nogueira Coelho, concluiu o curso de doutorado na área de Ciências da Educação, pela UPAP (Universidade Politécnica e Artística do Paraguai), em Assunção.

A tese do professor, intitulada “Aprendendo e ensinando, ensinando e multiplicando: um processo motivador para a alfabetização e capacitação através do desenvolvimento da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) “, foi apresentada a uma banca composta por cinco doutores, entre professores da UPAP, convidados e o orientador do trabalho, Prof. Dr. Gerardo Fogel.

A pesquisa foi desenvolvida em uma escola formiguense, com alunos de 1a e 2a séries do Ensino Fundamental, e, segundo o professor, abordou a LIBRAS de maneira lúdica na aprendizagem dos alunos. “Aprendendo com a LIBRAS, que é uma comunicação gestual/visual e  que representa uma aula diferenciada para as crianças ouvintes, é possível brincar e participar do processo de ensino-aprendizagem de forma inovadora, memorizando palavras, sinais e grafias. Quando a criança aprende a palavra junto à sua datilologia, que é a soletração das palavras com as mãos, e com os sinais, é possível manter um equilíbrio de estímulos visuais, auditivos e cinestésicos, que facilitam o desenvolvimento intelectual da criança, auxiliando, assim, no seu processo de alfabetização, principalmente quando nos referimos ao processo de grafia/som”, explica.

De acordo com ele, o estudo apresentou dois resultados: o desenvolvimento da LIBRAS pelas crianças ouvintes e seus professores, que, no processo avaliativo, apresentou um rendimento superior a 85%; e, mediante um processo de avaliação comparativa, realizada com um grupo de crianças que participaram do programa de pesquisa e com dois grupos que não participaram, o resultado no processo ensino-aprendizagem, principalmente no que se refere às dificuldades de grafia/som, apresentou um índice de rendimento 35% superior a favor do grupo de pesquisa.

O professor comenta sobre o trabalho e também sobre como utilizar o conhecimento adquirido, dentro da sala de aula. “Segundo Volpato, a criança é criança porque brinca. Se ela não sabe brincar, poderá se tornar um adulto que não sabe pensar, pois a alma e a inteligência crescem na criança por meio do jogo, do brinquedo, do brincar. A intenção com a pesquisa é promover, justamente, o brincar no auxílio ao processo de alfabetização da criança. Assim, aproveitamos a comunicação da LIBRAS, que tem como base o gesto, a expressão facial, o olhar um no outro, e a transformamos em um fator lúdico na sala de aula. Ao mesmo tempo, passamos, em um processo de inclusão, a transmitir o conhecimento e o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, o que facilita o processo de interação entre pessoas ouvintes e pessoas surdas”, conta.

Formação
O Prof. Dr. Leonardo é licenciado em Educação Física pelo UNIFOR-MG e possui mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Americana, de Assunção, com dupla titulação com a Universidade Internacional SEK do Chile.

{mosimage} 
O orientar da pesquisa, Prof. Dr. Gerardo Fogel, junto ao Prof. Dr. Leonardo, no dia da defesa da tese

fique por dentro

COMUNIDADE PODE APOIAR PROJETOS DE EXTENSÃO DO UNIFOR-MG VOLTADOS À SOLIDARIEDADE E INCLUSÃO SOCIAL
9 de maio de 2025

COMUNIDADE PODE APOIAR PROJETOS DE EXTENSÃO DO UNIFOR-MG VOLTADOS À SOLIDARIEDADE E INCLUSÃO SOCIAL

PROJETO “SAÚDE NA ESCOLA” LEVA INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE À ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELO
9 de maio de 2025

PROJETO “SAÚDE NA ESCOLA” LEVA INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE À ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELO

ALUNOS DE DIREITO DO UNIFOR-MG SE PREPARAM PARA MOSTRA JURÍDICA INTERDISCIPLINAR – MJUR
9 de maio de 2025

ALUNOS DE DIREITO DO UNIFOR-MG SE PREPARAM PARA MOSTRA JURÍDICA INTERDISCIPLINAR – MJUR

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.