icone buscar
HOME » Serviços » CVAGA (CENTRO VETERINÁRIO DE ACOLHIMENTO E GUARDA DE ANIMAIS)

CVAGA (CENTRO VETERINÁRIO DE ACOLHIMENTO E GUARDA DE ANIMAIS)

O UNIFOR-MG mantém o Centro Veterinário de Acolhimento e Guarda de Animais (CVAGA). O espaço está localizado na Fazenda Laboratório, que fica na estrada de acesso ao Distrito de Pontevila. No local, os alunos vivenciam o funcionamento completo de uma fazenda: parte administrativa, nutricional, de cuidados gerais e clínica.

Para esse projeto, a Fundação Educacional de Formiga-Mg (FUOM), mantenedora do Centro Universitário de Formiga, tem como parceiros a Secretaria do Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA) e a AB Nascentes. Há o acolhimento e guarda de animais capturados e apreendidos na Rodovia MG-050, bem como em sua respectiva faixa de domínio.

Seis estagiários fixos de Medicina Veterinária atuam no CVAGA. Para isso, passam por uma prova, que pode ser feita por alunos a partir do 1º período. Em todas as fases, os acadêmicos são supervisionados por um médico veterinário. Eles acompanham desde a chegada até a devolução dos animais apreendidos e acolhidos.

O acompanhamento dos procedimentos realizados no laboratório pode ser feito por todos os acadêmicos do curso. O local é utilizado, inclusive, para a realização de cirurgias em animais de proprietários de baixa renda da região, os quais também procuram os estudantes para tirarem dúvidas relacionadas à sanidade animal.

 

Pular para o conteúdo