
Laboratório de Mineralogia do UNIFOR-MG amplia sua reserva técnica
sexta-feira, 04 de fevereiro de 2011.
O Laboratório de Mineralogia do UNIFOR-MG teve sua reserva técnica ampliada. Diversas rochas ultrabásicas foram coletadas na região da Serrinha, município de Formiga, no início deste ano.
Segundo o Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca, o material coletado é classificado dentro do grupo das rochas ultrabásicas. “Essas rochas são originadas a partir de magmas com baixíssimo teor de sílica e composição mantélica. São rochas bem diferentes das rochas predominantes na região de Formiga, que possuem alto teor de sílica. Elas possuem pouco ou nenhum feldspato, sendo ricas em piroxênios e olivina. A grande importância dessas rochas reside no fato de que muitas são portadoras de minerais de importância econômica. Os kimberlitos, por exemplo, são rochas portadoras de diamantes, em muitos casos, sendo o mais famoso o da mina de Kimberley, na África. Rochas com essas características originam solos com ótima fertilidade natural e, normalmente, são bastante argilosos. A rocha ainda não está classificada a rigor, o que deverá ser feito em breve, através de análises petrográficas e mineralógicas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul”.
“Os alunos do UNIFOR-MG têm, hoje, acesso à material didático extremamente rico e variado. Essa nova aquisição vem completar uma lacuna que existia no estudo das rochas ígneas”, comentou o professor.
Rocha ultrabásica foliada, encontrada na região da Serrinha, em Formiga