icone buscar
Egressos de Ciência da Computação participam do Exame Nacional para Ingresso na Pós-graduação

Egressos de Ciência da Computação participam do Exame Nacional para Ingresso na Pós-graduação

terça-feira, 22 de março de 2011.
Egressos de Ciência da Computação participam do Exame Nacional para Ingresso na Pós-graduação


Os egressos do curso de Ciência da Computação do     UNIFOR-MG, formados em 2010, Christino da Costa Guimarães, Izaquiel Lopes de Bessas, Tiago Alves de Oliveira, Walisson Maicon Silva e Wander Inácio de Souza, fizeram o Exame Nacional para Ingresso na Pós-graduação (POSCOMP), no dia 10 de novembro de 2010. O exame avalia conteúdos de disciplinas do núcleo de matemática, fundamentos da computação e tecnologia.

O Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP) é uma prova aplicada em todas as regiões do país. O POSCOMP testa conhecimentos na área de Computação e tem como objetivo específico avaliar os conhecimentos de candidatos a Programas de Pós-Graduação em Computação oferecidos no Brasil. A grande maioria desses programas utiliza, de alguma forma, o resultado do POSCOMP em seu processo seletivo.

Segundo o coordenador do curso de Ciência da Computação do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Alexandre Magno de Sousa, a média nacional foi 30 pontos e os alunos alcançaram notas dentro das médias nacionais, para cada núcleo de disciplinas. “Isso mostra o bom desempenho dos nossos estudantes. Esse exame é extremamente difícil. Durante todo o curso, os alunos que participaram do POSCOMP apresentaram um compromisso com suas atividades acadêmicas e se destacaram dos demais. Por isso, o resultado do exame não poderia ser diferente”.

O curso
O curso de Ciência da Computação se difere dos demais cursos da área de informática porque é voltado para a transformação de processos, como o desenvolvimento de novas tecnologias, seja qual for a área do conhecimento. Ele é classificado como curso que possui a computação como a atividade fim. Por isso, não há estágio curricular e é dada maior ênfase ao projeto de conclusão de curso, em que o trabalho de pesquisa deve ser apresentado à uma banca de avaliação. Nesse projeto, é constatado se os conhecimentos adquiridos, no desenvolvimento de aplicações científicas ou tecnológicas, têm sido aplicados.

O curso no UNIFOR-MG lança profissionais no mercado desde 2002. São, ao todo, nove turmas já formadas até o ano de 2010 e mais de 22% dos egressos já fizeram cursos de pós-graduação strictu sensu, seja mestrado ou doutorado, em várias federais do país. “No processo de seleção desses cursos, há a necessidade da realização do exame do POSCOMP, por isso, a coordenação e os professores incentivam a participação dos estudantes neste exame. Uma nota como a obtida pelos ex-alunos facilitaria o processo de seleção em qualquer curso de mestrado”, ressalta o coordenador.

O Prof. Ms. Alexandre destacou que a grande maioria dos egressos estão bem empregados em empresas estatais e privadas de grande influência no mercado nacional. “A demanda de profissionais qualificados no mercado da tecnologia tem exigido, cada vez mais, dos estudantes dessa área. Os egressos da computação do UNIFOR-MG, além de cursos de pós-graduação strictu sensu, já têm a tradição de buscar a qualificação contínua, realizando cursos de especialização e certificação em tecnologias de desenvolvimento”, finalizou.

 

{mosimage}
No centro, o coordenador do curso, Prof. Ms. Alexandre, à esquerda da foto, egressos Wander e Tiago, e, à direita, Walisson e Christino

 

fique por dentro

COMUNIDADE PODE APOIAR PROJETOS DE EXTENSÃO DO UNIFOR-MG VOLTADOS À SOLIDARIEDADE E INCLUSÃO SOCIAL
9 de maio de 2025

COMUNIDADE PODE APOIAR PROJETOS DE EXTENSÃO DO UNIFOR-MG VOLTADOS À SOLIDARIEDADE E INCLUSÃO SOCIAL

PROJETO “SAÚDE NA ESCOLA” LEVA INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE À ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELO
9 de maio de 2025

PROJETO “SAÚDE NA ESCOLA” LEVA INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE À ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELO

ALUNOS DE DIREITO DO UNIFOR-MG SE PREPARAM PARA MOSTRA JURÍDICA INTERDISCIPLINAR – MJUR
9 de maio de 2025

ALUNOS DE DIREITO DO UNIFOR-MG SE PREPARAM PARA MOSTRA JURÍDICA INTERDISCIPLINAR – MJUR

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.