
Projeto Café com o Reitor promove discussão de projetos ambientais para Formiga
quinta-feira, 14 de abril de 2011.
Foram colocados em pauta duas propostas. Uma propõe a recuperação de uma área urbana degradada, localizada no bairro Ouro Verde. A outra, um projeto de recuperação da Lagoa Grande, localizada na área rural, junto à comunidade Fazenda Velha.
Ouro Verde
De acordo com a promotora de Justiça, a iniciativa em recuperar a área urbana partiu da própria comunidade, representada por duas componentes da associação dos moradores da região, egressas do curso de Ciências Biológicas do UNIFOR-MG.
O coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Prof. Dr. Leyser Rodrigues de Oliveira, apresentou uma breve análise do problema ambiental do bairro. Segundo explicou, a área degradada, de aproximadamente 13.200 m2, compreende uma voçoroca, fenômeno que consiste na formação de grandes erosões, em função da frágil estrutura e declividade dos solos, tornando-o suscetível ao carreamento das partículas.
Lagoa Grande
A Lagoa Grande é outro local que despertou preocupações. De acordo com a promotora de Justiça, há muito se estuda uma maneira de regulamentar a extração de areia no leito do Rio Pouso Alegre, em Formiga.
Segundo um estudo feito pelo Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca, especialista em Solos e Meio Ambiente e perito da Promotoria, o cenário de degradação ambiental constatado na Lagoa Grande ocorreu pela extração predatória de areia do Rio Pouso Alegre, o que causou o rebaixamento do seu nível, forçando a drenagem das lagoas anexas. O Prof. Anísio e o Prof. Dr. Leyser também verificaram que a ausência das matas ciliares e a alta permeabilidade dos solos da região são fatores que interferem nos projetos de recomposição da área.
UNIFOR-MG e Ministério Público
Os dois problemas ambientais foram apresentadas pelo Ministério Publico, representado pela promotora Luciana. Segundo comentou, a instituição age como um agregador de parceiros. Nesse sentido, pediu o apoio do Centro Universitário para contribuição técnica no desenvolvimento dos projetos de recuperação e cronogramas de ação. Os investimentos serão implantados com recursos da Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA II), com sede em Divinópolis, que atua como administradora de verbas oriundas de medidas compensatórias e prestações pecuniárias relativas a questões ambientais.
O UNIFOR-MG, na ocasião, firmou o compromisso da parceria, que envolverá professores capacitados e acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas e Arquitetura e Urbanismo.
Participaram da reunião e apresentaram suas considerações os professores Prof. Dr. Leyser, Prof. Ms. Valério Tadeu Assis (coordenador dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil), Profa. Ms Lilia Rosário (coordenadora dos cursos de Ciências Biológicas e Química), o Prof. Anísio, responsáveis pelo projeto, e o presidente da ARPA II, Rafael Baía Capanema, que irá custear a execução dos projetos.
Café com o Reitor
O Projeto Café com o Reitor tem como objetivo aproximar o Reitor do UNIFOR-MG dos colaboradores e parceiros da Instituição, por meio de uma reunião informal. Nestas oportunidades, eles participam de um café e discutem questões ligadas ao Centro Universitário e à sociedade. A reunião ocorreu no Laboratório de Alimentos e Bebidas.
Foram apresentadas propostas de recuperação de duas áreas degradadas em Formiga