
Sebrae apresenta Empresas Simuladas aos estudantes do UNIFOR
terça-feira, 26 de abril de 2011.
Em sua apresentação, o analista explicou aos presentes que as Empresas Simuladas funcionam como uma metodologia de ensino, em que os participantes fazem negócios no limiar da realidade. Segundo ele, o seu objetivo principal é que os alunos apliquem as gestões estratégicas, de planejamento, de marketing e de pessoas.
As Empresas Simuladas operam em um mercado simulado composto por empresas nacionais e internacionais. “Nas negociações no ambiente virtual só não há dinheiro e o produto palpável. As regras são as mesmas do mercado real, envolvendo, inclusive, produtos de importação e exportação. Lá, os futuros administradores poderão desenvolver planos de negócios, estudo da viabilidade empresarial e criação de produtos”, comentou o analista, que ainda ressaltou “o principal lucro desta atividade é a aplicação do conhecimento e desenvolvimento da capacidade de identificar problemas e resolvê-los.”
Os estudantes também conheceram os princípios básicos da tecnologia, métodos de negociações e público-alvo, entre outros aspectos.
No UNIFOR-MG
A partir deste mês de abril, o Centro Universitário de Formiga passou a fazer parte do Centro Brasileiro das Empresas Simuladas (Rede Cesbrasil). Através da tecnologia, os estudantes criarão e administrarão, em grupos, suas empresas, orientados por professores do curso.
“O contrato é para um grupo de até 50 alunos, a intenção é que os acadêmicos do 7º período sejam os primeiros a trabalhar neste ambiente, já que estão no último ano e já possuem conhecimentos para a realização das atividades”, explicou o coordenador de Administração, Prof. Ms. Eugênio Vilela Jr.
O assistente técnico do Sebrae, Guido Neto; o analista do Sebrae, Gustavo Salum, e o coordenador do curso de Administração, Prof. Ms. Eugênio Vilela Jr
{mosimage}