
Mesa-redonda “Direitos Humanos: Comissão Nacional da Verdade” será realizada no UNIFOR
segunda-feira, 22 de agosto de 2011.
A mesa-redonda será aberta pelo coordenador do curso de Direito do Centro Universitário, Prof. Ms. Fábio Antunes Gonçalves. Em seguida, o historiador e Prof. Dr. Fábio Chagas fará um resgate histórico do movimento de resistência armada à ditadura civil-militar no Brasil. Após suas considerações, haverá o depoimento do ex-preso político, José Afonso Mourthé de Alencar, advogado e militante da resistência contra a repressão militar, quando, então, terá início a palestra de Nilmário Miranda.
Comissão Nacional da Verdade
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7.376/10, do Executivo, que cria a Comissão Nacional da Verdade. Conforme a proposta, a comissão será criada no âmbito da Casa Civil da Presidência da República para esclarecer casos de violação de direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988 – inclusive a autoria de tortura, mortes, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres.
Curso de Direito
De acordo com o coordenador de Direito, o objetivo do evento é promover uma educação integral e humanista ao acadêmico do curso, uma vez que a graduação objetiva formar um cidadão comprometido com a construção de uma nova sociedade, em que o homem é o agente principal no processo de construção de sua história. “Isso, somado, ainda, ao fato de que o curso de Direito do UNIFOR possui como eixo norteador ‘Os Direitos Humanos e a Cidadania’, buscando o desenvolvimento de uma cultura jurídica compromissada com o fortalecimento do Estado Democrático de Direito, através de uma visão constitucionalmente orientada”.
O palestrante Nilmário Miranda, ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos e atual presidente da Fundação Perseu Abramo