
Alunas do Curso de Ciências Biológicas participam do I Curso de Verão em Bioinformática da UFMG
quinta-feira, 02 de março de 2017.
As alunas do Curso de Ciências Biológicas do UNIFOR-MG, Giovanna Angeli Belo, do 5º período, e as discentes do 7º período Ana Beatriz Monteiro e Taísa Carolina da Silveira, participaram do I Curso de Verão em Bioinformática, oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O evento aconteceu entre os dias 13 e 17 de fevereiro e teve como objetivo contribuir para o fortalecimento da comunidade de bioinformatas no Brasil, apresentando palestras e minicursos que acompanham linhas atuais de pesquisa e instigando o estudante a ingressar na área.
A programação contou com diversos palestrantes, dentre eles, profissionais da área, alunos de pós-doutorado, doutorado e mestrado que contribuíram relatando sua experiência na área da pesquisa.
Temas envolvendo biologia molecular, genoma, transcriptoma e proteoma foram recorrentes durante a programação, que buscava uma ênfase em ferramentas proporcionadas pela informática para solucionar problemas da Biologia.
Algumas empresas nacionais e internacionais também foram representadas no evento, como o Laboratório Hermes Pardini, a empresa americana Illumina, o Instituto Oswaldo Cruz Minas e a empresa suíça Sophia Genetics.
Minicursos
Além de palestras, as alunas participaram de dois minicursos: “Gerando imagens com R”, ministrado pelo Dr. Eric Aguiar (UFMG), e “Metagenômica Forense”, oferecido pelos pesquisadores da Fiocruz – Centro de Pesquisa Renê Rachou.
A participação no evento contribuiu para descobrir novas oportunidades e inovações que surgem no ramo da pesquisa, comprovando a necessidade atual do uso de novas tecnologias para estudos e análises.
As atividades proporcionaram novos pontos de vista para as alunas, que também atuam como pesquisadoras no UNIFOR-MG. As integrantes do Programa de Iniciação Científica Ana Beatriz Monteiro e Giovanna Angeli Belo atuam na linha de pesquisa de citogenética vegetal, com o projeto “Avaliação da atividade citogenotóxica e antimutagênica dos extratos aquosos de Bidens pilosa e Ageratum conyzoides”, sob a orientação da Profa. Dra. Lília Rosário Ribeiro.
Já a acadêmica Taísa Carolina da Silveira desenvolve estudos sobre o ensino de evolução no projeto “Percepções sobre a teoria darwiniana, criacionismo e o ensino da evolução biológica no Brasil: estabelecendo comparações com pesquisa inglesa”, sob a orientação do Prof. Dr. Heslley Machado Silva.