
PROFESSSORA DO UNIFOR-MG MINISTRARÁ PALESTRA EM SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA JUDAICA BRASILEIRA
quinta-feira, 27 de agosto de 2020.
A Prof. Dra. Sandra Almada ministrará palestra no Seminário Internacional de Literatura Judaica Brasileira. Ela abordará o seguinte assunto “A comida e as dores da memória na obra de Halina Grynberg”. O evento é uma realização do Centro Cultural Brasileiro-Tel Aviv (Israel) e Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG (Brasil) e tem por objetivo principal a divulgação de escritores judeus brasileiros e de suas obras em Israel.
As atividades são organizadas pela Profa. Lyslei Nascimento (Pós-Lit/UFMG) & Raquel Yehezkel (CCB-Tel Aviv) e ocorrerão no dia 27 de agosto a 9 de setembro. Escritores convidados: Ana Cecília Carvalho; Cíntia Moscovich; Halina Grynberg; Leila Danziger; Leonor Scliar-Cabral; Luana Chnaiderman; Noemi Jaffe; Paulo Rosenbaum; Ronaldo Wrobel; Juliano Klevanskis e Luís Sérgio Krausz.
A programação é on-line, com links para os vídeos a partir de 27 de agosto de 2020 e exibição presencial para convidados no CCB-Tel Aviv, observando-se as normas da quarentena. A Prof. Dra. Sandra Almada, como pesquisadora do Núcleo de Estudos Judaicos, participará do evento, em dois momentos.
Primeiro, no lançamento do Seminário, via zoom, no dia 27/8, às 19h30, com as professoras do CCB, Norma Cohen e Lais Botler, Lucia Barnea, socióloga e ex-consulesa de Israel em São Paulo e Raquel Yehezkel, Diretora do Centro Cultural Brasileiro da Embaixada do Brasil em Israel. Será uma roda virtual para ouvirem juntas os escritores e comentar suas leituras.
Em um segundo momento, a professora ministrará uma palestra sobre obras de Halina Grynberg, escritora judia brasileira, com um olhar dirigido à memória do Holocausto por meio da comida. As obras são Mameloshn: memória em carne viva, publicado em 2004, e O padeiro polonês, de 2005, que são servidos ao leitor como uma espécie de indigesta refeição regada por uma linguagem temperada com lágrimas e dores.