icone buscar
Alunas de Pedagogia participam de aulas virtuais

Alunas de Pedagogia participam de aulas virtuais

terça-feira, 03 de junho de 2008.
Alunas de Pedagogia participam de aulas virtuais
Implantado no início desse ano, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do UNIFOR-MG oferece novidade e modernização no aprendizado das alunas

Desde abril de 2008, o UNIFOR-MG implantou um Ambiente Virtual de Aprendizagem próprio para oferecer disciplinas e cursos de extensão na modalidade a distância. O AVA teve início com duas disciplinas a distância, que pertencem ao terceiro e quinto períodos do curso de Pedagogia: Tecnologia da Informação e Comunicação, ministradas pela Profa. Ms. Paloma Maira de Oliveira; e Gestão e Política da Educação, ministrada pela Profa. Juliana Ribeiro.

As aulas são totalmente a distância, ou seja, realizadas via Internet, sendo necessário o aluno entrar no ambiente virtual para realizar suas atividades, adquirir o material e ter acesso às notas. A presença do acadêmico é mensurada de acordo com sua participação no AVA.

O aprendizado nessa modalidade é centrado na interação entre professor/aluno/aluno, assim, o professor passa a ser o mediador do conhecimento. É importante ressaltar que o aluno dessa modalidade deve ser disciplinado, acessar sempre o ambiente e não deixar acumular atividades.

Atualmente, estão disponíveis no ambiente várias ferramentas para comunicação dos alunos, como: e-mail, salas de bate-papo, fórum, perfil, wiki, calendário de atividades, blog, entre outros.

A professora Paloma comenta sobre a resistência das alunas, “a principio, tivemos uma certa resistência em relação à implantação. Atualmente, acredito que essa resistência veio por não conhecer tal modalidade de ensino. Recebo várias mensagens de alunas entusiasmadas com a novidade, elas não só estão gostando das aulas virtuais, como já entendem que a tecnologia faz parte da educação e planejam atividades e maneiras para inovar a forma de educar”, diz.

A coordenadora de Pedagogia, Profa. Ms. Vera Lúcia Braga Ferreira, diz que a opção por esta modalidade surgiu porque a legislação permite que 20% da carga horária de um curso presencial seja cumprida a distância. “Optamos pela  Educação a Distância como forma de enriquecimento do curso e maior familiriarização dos alunos com as novas tecnologias: algo imprescindível para os futuros profissionais. Esta prática tem trazido uma experiência muito boa para todos”, diz.                                                                

Alunas
“Realmente, houve resistência, no início, por parte de algumas colegas, mas, no geral, estão sendo bem aceitas as aulas virtuais. Está sendo prazeroso participar das aulas, pois, através delas, estou conseguindo aprimorar meus conhecimentos. Estou aprendendo, também, a lidar com novos métodos e novas técnicas. As aulas virtuais tornaram-se essenciais na minha trajetória”, diz a aluna Isis Teresinha Ribeiro, do terceiro período de Pedagogia.

“Sou apaixonada com meu curso. Fazer aulas a distância está sendo uma ótima experiência, tanto pessoal como profissional. As aulas acrescentam novos conhecimentos e propiciam um novo olhar sobre a sociedade da informação, bem como o papel do professor diante desse novo paradigma, pois, mais que buscar novas informações, é preciso transformá-las em conhecimento. Como diz Paulo Freire: sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino”, Cleide Araújo Campos, do quinto período de Pedagogia.

fique por dentro

UNIFOR-MG REALIZA FORMATURA DOS CURSOS DE DESIGN DE INTERIORES, ESTÉTICA E MARKETING
18 de agosto de 2022

UNIFOR-MG REALIZA FORMATURA DOS CURSOS DE DESIGN DE INTERIORES, ESTÉTICA E MARKETING

NOTA DE PESAR – RODRIGO VAZ PEREIRA
16 de agosto de 2022

NOTA DE PESAR – RODRIGO VAZ PEREIRA

COORDENADOR DA FAZENDA MINISTRARÁ PALESTRA EM EVENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
16 de agosto de 2022

COORDENADOR DA FAZENDA MINISTRARÁ PALESTRA EM EVENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Skip to content