
Aluno de Educação Física busca patrocínio para disputar Campeonato Mundial de Capoeira
sexta-feira, 08 de maio de 2015.
O aluno Mateus Vinícius de Souza Dias, do 3º período do curso de Educação Física Licenciatura do UNIFOR-MG, recebeu um convite para disputar o 2º Campeonato Mundial de Esporte Capoeira 2015, de 9 a 11 de outubro, no Rio de Janeiro.
A competição estava agendada para o mês de maio, porém, a data foi adiada pela Federação Mundial de Capoeira, a qual justificou na página oficial do evento que “a decisão para a mudança de data da concorrência foi adotada pelo Conselho de Gestão do WCF [World Championship on Sport Capoeira] sobre a consulta com Ministério do Esporte do Brasil”.
Conforme a Federação Mundial de Capoeira, está prevista a participação de atletas de 21 países: África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Azerbaijão, Belize, Bolívia, Brasil, Cazaquistão, Colômbia, Equador, Espanha, França, Hong Kong (China), Itália, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suíça e Venezuela.
O prazo de inscrição on-line é até 10 de setembro. A taxa de participação para os atletas foi determinada em US$70 (70 dólares), o que equivale, em média, a R$210, incluída a participação nos workshops e eventos tshirt.
Para disputar o campeonato, o acadêmico está em busca de patrocínio, pois, além da taxa de participação, terá que custear as despesas com transporte, hospedagem e alimentação. Os interessados em patrocinarem o formiguense Mateus Vinícius de Souza Dias no Campeonato Mundial de Capoeira, no qual ele levará o nome da cidade e dos patrocinadores em uma competição internacional, podem entrar em contato pelo telefone (37) 9862-1951.
Mateus Vinícius de Souza Dias ressalta que é uma competição muito importante, pois envolve mestres e capoeiristas em geral de várias partes do mundo, em um verdadeiro intercâmbio sociocultural e esportivo para trocas de experiências, além de valorizar, mundialmente, essa modalidade esportiva.
A primeira edição do Campeonato Mundial de Capoeira foi realizada em maio de 2013, em Baku (Azerbaijão). O campeonato no Brasil tem a parceria da Federal Estadual de Capoeira do Rio de Janeiro.
O acadêmico de Educação Física atua no projeto social “Ensinando a Viver Capoeira Gerais”, desenvolvido em alguns bairros em Formiga, inclusive no Balneário Furnastur, onde ministra aulas para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Também ministra aulas de capoeira em oficinas de esportes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do UNIFOR-MG.