icone buscar
ALUNOS DE FISIOTERAPIA E FONOAUDIOLOGIA DO UNIFOR-MG LEVAM PROJETO SOBRE TEA PARA COMUNIDADES ESCOLARES

ALUNOS DE FISIOTERAPIA E FONOAUDIOLOGIA DO UNIFOR-MG LEVAM PROJETO SOBRE TEA PARA COMUNIDADES ESCOLARES

segunda-feira, 23 de junho de 2025.
ALUNOS DE FISIOTERAPIA E FONOAUDIOLOGIA DO UNIFOR-MG LEVAM PROJETO SOBRE TEA PARA COMUNIDADES ESCOLARES

Sob a orientação da professora Gisela Campos Mendonça, os alunos do 3º período dos cursos de Fonoaudiologia e Fisioterapia promoveram uma importante ação de extensão universitária voltada para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Educação Infantil. O projeto beneficiou sete instituições de Educação Infantil, localizadas em seis cidades da região, com atividades educativas e entrega de brinquedos pedagógicos arrecadados pelos próprios alunos.

Durante as ações, diversos temas relacionados ao TEA foram abordados, com foco na promoção do desenvolvimento infantil, inclusão e qualidade de vida. Cada instituição recebeu um tema específico, trabalhado de acordo com as demandas e particularidades locais. Em Iguatama-MG, no CEMEI da cidade, o foco foi a seletividade alimentar no TEA. Em São Roque de Minas-MG, no CEMEI local, os alunos discutiram a importância da avaliação multidisciplinar e da qualidade de vida.

Na cidade de Formiga-MG, duas instituições participaram da iniciativa: o CEI Dalva Barbosa Pereira, onde foi discutido o impacto do uso excessivo de telas no desenvolvimento infantil, com o tema “Brincar, interagir e crescer”, e o CEI Antônio Fernandes Lima Sobrinho, que abordou o desenvolvimento social de crianças com TEA.

Em Santo Antônio do Monte-MG, o CEMEI Dona Chiquita recebeu atividades sobre o desenvolvimento da fala, linguagem e motricidade, com foco nos padrões de normalidade e nas especificidades do TEA. Já em Arcos-MG, a Creche Municipal Jáia Batista trabalhou o tema “Passos e palavras – desenvolvimento em movimento”, destacando a importância da motricidade no desenvolvimento global da criança. Por fim, em Pimenta-MG, a Creche Lar Bom Pastor participou da “Oficina do brincar”, com dinâmicas voltadas à inclusão por meio das atividades lúdicas.

Como resultado final da ação, os alunos elaboraram uma cartilha informativa intitulada “TEA: Um lugar integrado para o cuidado e a inclusão”, que reúne orientações, informações e reflexões sobre o atendimento e a convivência com crianças com Transtorno do Espectro Autista, reforçando o compromisso com a formação cidadã e a responsabilidade social dos futuros profissionais.

fique por dentro

ALUNOS DO UNIFOR-MG PARTICIPAM DA CAMPANHA JUNHO VERMELHO EM PARCERIA COM A GECAL NA CIDADE DE PAINS
23 de junho de 2025

ALUNOS DO UNIFOR-MG PARTICIPAM DA CAMPANHA JUNHO VERMELHO EM PARCERIA COM A GECAL NA CIDADE DE PAINS

DOAÇÃO ENCONTRO DE ADOLESCENTES COM CRISTO
23 de junho de 2025

DOAÇÃO ENCONTRO DE ADOLESCENTES COM CRISTO

ALUNOS DE ENGENHARIA AGRONÔMICA REALIZAM VISITA TÉCNICA À EMPRESA CALCÁRIO SOLO FÉRTIL
23 de junho de 2025

ALUNOS DE ENGENHARIA AGRONÔMICA REALIZAM VISITA TÉCNICA À EMPRESA CALCÁRIO SOLO FÉRTIL

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.