
ALUNOS DE MEDICINA VETERINÁRIA PARTICIPAM DO SIMPÓSIO SOBRE OS IMPACTOS DA BRUCELOSE E TUBERCULOSE
segunda-feira, 28 de abril de 2025.
Aconteceu, no Centro Universitário de Formiga, no dia 24 de abril, no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba”, o “SIMPOA: Impactos da Brucelose e Tuberculose”. O evento teve como objetivo conscientizar alunos, professores e médicos veterinários de diversas áreas de atuação sobre o impacto da brucelose e a tuberculose na saúde única, ou seja, não só nos animais, mas também nos humanos e no meio ambiente.
O evento, que contou com a realização do Curso de Medicina Veterinária do UNIFOR-MG e Serviço de Inspeção Municipal da Prefeitura de Formiga, foi feita de forma multi e interdisciplinar, começando pelo credenciamento dos participantes às 8:00 e seguindo para as palestras ministradas por profissionais convidados de diversas áreas de conhecimento.
Ao todo, mais de 120 pessoas prestigiaram o evento, que foi realizado com o objetivo de promover a conscientização e a atualização de alunos, profissionais e produtores rurais acerca dessas importantes zoonoses.
As apresentações tiveram a participação de especialistas da área, sendo eles: Elaine Dornelles, da UFLA; André Duch, do IMA; Wender Oliveira, da Secretaria de Saúde de Formiga.
Na parte da tarde, foi realizada uma mesa redonda na qual os participantes puderam fazer perguntas, debater e tirar suas dúvidas sobre o tema. Ranier Chaves, da SEAPA-MG, foi o responsável por mediar essa ação, que contou com a participação dos palestrantes da manhã e também da Silvia Medeiros, do SIM de Formiga, além do Leonardo Acurcio, professor e coordenador do curso de Medicina Veterinária do UNIFOR-MG.
Segundo o Diretor de Políticas Rurais, Anuar Alves: “O Simpósio superou as expectativas, sendo um momento importante onde debatemos diversos assuntos ligados à inspeção sanitária, de modo especial sobre relevantes zoonoses como a Brucelose e Tuberculose, tão impactantes no contexto da saúde única. A participação de especialistas da iniciativa privada e das esferas governamentais municipais, estaduais e federais foi muito relevante, uma vez que apresentaram e compartilharam com os participantes seus conhecimentos e experiências”