
Alunos do curso de Ciências Biológicas visitam a Embrapa Milho e Sorgo e a Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas
quarta-feira, 25 de maio de 2016.
Quarenta alunos do Curso de Ciências Biológicas visitaram, em abril, o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, em Sete lagoas. Eles foram acompanhados pela Profa. Dra. Lília Rosário Ribeiro e pelo Prof. Me. Lucélio Nativo da Assunção.
O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada em 25 de agosto 2009. O projeto teve como objetivo proteger o sítio histórico, seus ecossistemas cársticos, sua flora e fauna, valorizando os patrimônios espeleológico, arqueológico e paleontológico.
Considerada uma das cinquenta maiores cavernas de Minas Gerais, pela Sociedade Brasileira de Espeleologia, a Gruta impressiona pela dimensão. Ela tem 998 metros de extensão, sendo 220 visitáveis através de passarelas e escadarias. A profundidade de seus salões conta com desnível de 30 metros.
Embrapa
Em Sete Lagoas, os alunos também visitaram a Embrapa Milho e Sorgo, onde assistiram às seguintes palestras: “Pesquisas, tecnologias e processos do Núcleo de Biologia Aplicada –NBA”, ministrada pela pesquisadora Isabel Regina Prazeres de Souza; “Transgenia”, tema abordado pela analista de pesquisa Beatriz de Almeida Barros; “Banco Ativo de Germoplasma (BAG)”, assunto apresentado pela pesquisadora Flávia França Teixeira.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), conta com 47 unidades. As pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Milho e Sorgo buscam inovações tecnológicas para o aumento da rentabilidade da agricultura brasileira de modo sustentável, preservando os recursos naturais e a biodiversidade.