ALUNOS DOS CURSOS DE FISIOTERAPIA E ENFERMAGEM PARTICIPAM DE MESAS DE DEBATE NO UNIFOR-MG

segunda-feira, 13 de novembro de 2023.

No dia 9 de novembro, os alunos do 6º período dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem participaram das Mesas de Debate com temas “UNIFOR Decente-mente” e “UNIFOR Transforma-dor”.

As atividades ocorreram no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba” e teve início com a Mesa de Debate “UNIFOR Decente-mente” que teve como objetivo abordar o tema ansiedade com os alunos. Participaram do bate-papo profissionais psiquiatra, psicólogos e uma biomédica, em que eles receberam perguntas do público e trouxeram perspectivas e orientações sobre o tema.

Em seguida, teve início a Mesa de Debate “UNIFOR Transforma-Dor”, que contou com a presença do Ortopedista Diego Moreno e da Reumatologista Lais Almada.

Diego conta sobre o tema abordado com os alunos, que está relacionado com conhecimento de dor, mecanismos de dor, como avaliar o paciente no consultório e como trabalhar de maneira disciplinar para enriquecer o diagnóstico e o tratamento dele.

Ele complementa: “Hoje é fundamental, ainda mais para o Fisioterapeuta que vai trabalhar na parte de Ortopedia e Traumatologia, entender o mecanismo de dor para poder saber escolher não só as medicações, mas também quais são as melhores terapias. A gente entende que uma das causas de dores crônicas e dores agudas são as alterações posturais, alterações funcionais e eventualmente, sem lesão, então vai ser muito importante para eles terem uma visão de quem  já está há algum tempo no mercado de trabalho para poder atender melhor o paciente deles”.

Lais conta um pouco sobre a Reumatologia, que é uma área não muito conhecida, e para os alunos entenderem melhor sobre essa abordagem pode ser um diferencial na atuação no mercado de trabalho ao atender um paciente. Ela comentou: “Os mecanismos de dor são muito diferentes, então quando você conhece uma doença que você nunca ouviu falar, ter esse repertório da Reumatologia vai contribuir muito”.

CENTRO UNIVERSITÁRIO PROMOVE EVENTO BIOCAZ

CENTRO UNIVERSITÁRIO PROMOVE EVENTO BIOCAZ