
Bibliotecárias do UNIFOR-MG têm artigo aprovado para Congresso Brasileiro de Biblioteconomia
quarta-feira, 15 de junho de 2011.
O trabalho aprovado intitula-se “Biblioteca Estação do Trabalhador: relato de experiências”, e será apresentado dentro da Temática III: Políticas de Informação, multiculturalidade e identidade cultural. A bibliotecária Regina é a idealizadora e coordenadora do projeto “Biblioteca Estação do Trabalhador”, que dá nome ao artigo, e, a bibliotecária Virgínia é a coordenadora da Biblioteca Ângela Vaz Leão, do Centro Universitário.
O artigo relata o desenvolvimento de um projeto de extensão do UNIFOR-MG, envolvendo o curso de Biblioteconomia e a Biblioteca Ângela Vaz Leão, que disponibiliza uma caixa-estante às empresas do município de Formiga para o incentivo a leitura. Ele aborda os resultados alcançados, verificados por avaliação, mostrando que houve uma aproximação das pessoas envolvidas com a leitura e a cultura, além de um incentivo à busca por novos conhecimentos.
A apresentação do trabalho será em forma de pôster. Para Regina, coordenadora do projeto, “ É uma imensa alegria para mim poder participar de um evento desta categoria. Poder apresentar um projeto que vem sendo desenvolvido a seis anos no UNIFOR-MG. É o que eu acredito como bibliotecária: que devemos promover a busca pelo conhecimento, dentro e fora do espaço da biblioteca convencional. Este congresso vai abrir muitas portas para o projeto e para mim. Num evento como este, podemos compartilhar, interagir com bibliotecários, especialistas e obter informações atualizadas sobre uma determinada área, trocar experiências e divulgar novos conhecimentos. Agradeço ao UNIFOR-MG pelo apoio para participar deste congresso, permitindo a divulgação do projeto de extensão, e, consequentemente, o meu crescimento profissional na busca de novos conhecimentos.
A coordenadora do projeto, Regina Célia Reis Ribeiro e a professora do curso de Biblioteconomia, Profa. Sandra Mara Lasmar irão representar o Centro Universitário no Congresso.
O congresso
O XXIV CBBD pretende revelar o estado da arte das pesquisas, das práticas, e do desenvolvimento de produtos e serviços relacionados às bibliotecas, sistemas de informação, documentação e redes de bibliotecas no Brasil e do exterior, no contexto da sociedade da informação e do conhecimento.
O evento contemplará sessões plenárias com palestras e conferências pela manhã; sessões temáticas e mesas-redondas pela tarde, que darão a oportunidade aos participantes de conhecer fundamentos teóricos e experiências implementadas pelas unidades de informação sob os ângulos da Gestão, Comunicação e Tecnologia da informação em bases multidisciplinares, como também os aspectos sociais, econômicos e políticos em curso, e contemplando os aspectos do acesso equitativo e da diversidade a todas as pessoas. O evento proporcionará espaço para o debate e a formulação de recomendações, aperfeiçoamentos e ampliação de ações na área.
Mais informações podem ser obtidas pelo endereço: http://febab.org.br/ conbressos/ index.php/ cbbd/xxiv
As bibliotecárias, autoras do artigo, Regina Célia Reis Ribeiro e Virgínia Alves Vaz