
Curso de Biblioteconomia realiza projeto itinerante nas escolas de Formiga
quarta-feira, 16 de setembro de 2015.
O curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG realizou o projeto “LCPD Itinerante” nas escolas estaduais de Formiga, em agosto e setembro, com os objetivos de divulgar os serviços oferecidos pelo LCPD (Laboratório de Conservação e Preservação de Documentos) do UNIFOR-MG e prestar serviços, gratuitamente, aos estudantes das escolas, recuperando documentos levados por eles. Assim, foi montado um estande no pátio das escolas com os materiais e equipamentos empregados no LCPD.
Nas escolas em que o projeto foi desenvolvido, discentes do curso de Biblioteconomia explicaram sobre a recuperação de documentos, quando salientaram a forma correta de armazená-los para que tenham maior longevidade. Também foi realizado um “quiz”, em que os alunos das escolas tiveram que responder duas perguntas relacionadas ao curso de Biblioteconomia. Os alunos sorteados receberam um prêmio, após ser verificado que as respostas estavam corretas.
Além disso, durante o “LCPD Itinerante”, foi desenvolvido o projeto de extensão “Leitores em Rede” que visa incentivar a leitura nas escolas e na comunidade. Um livro foi entregue a um aluno que, depois de lê-lo deve repassá-lo adiante, formando uma verdadeira rede de leitores.
Segundo a coordenadora do curso de Biblioteconomia, Profa. Margarita Rodrigues Torres, a realização do projeto possibilitou informar que a recuperação de documentos é uma das atividades que o bibliotecário poderá exercer, além de organizar sites e portais corporativos, analisar conteúdo da internet, organizar bibliotecas digitais e virtuais, realizar ações educativas e culturais, dentre outras.
“A presença do bacharel em Biblioteconomia é fundamental em arquivos, museus, editoras, empresas de rádio, TV e Internet, conselhos, associações e sindicatos, indústrias, cartórios, institutos de pesquisa, entre outros. Onde tem informação necessita-se de um bibliotecário para gerenciá-la. Fomos muito bem recebidos pelos diretores das escolas estaduais: Rodolfo Almeida, Professor Joaquim Rodarte, Jalcira Santos Valadão (Escola Normal), Doutor Abílio Machado (Polivalente) e Professor Tonico Leite (GOT).
Mais informações sobre a atuação do bibliotecário pelo blog do curso: http://biblioteconomia4.webnode.com.