icone buscar
Curso de Fisioterapia do UNIFOR-MG é representado no Encontro Estadual de Núcleos Docentes Estruturantes

Curso de Fisioterapia do UNIFOR-MG é representado no Encontro Estadual de Núcleos Docentes Estruturantes

quarta-feira, 30 de agosto de 2017.
Curso de Fisioterapia do UNIFOR-MG é representado no Encontro Estadual de Núcleos Docentes Estruturantes

O coordenador do curso de Fisioterapia, Prof. Me. Wellerson Costa Faria, o Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco e o Prof. Me. André Carvalho Costa representaram, na tarde de sexta-feira, 25 de agosto, o Corpo Docente do curso de Fisioterapia do UNIFOR-MG no I ESTRUTURAR – Encontro Estadual de Núcleos Docentes Estruturantes com o Conselho. Eles são membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da graduação do Centro Universitário.

O evento é uma realização do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4). A atividade ocorreu em Belo Horizonte e foi transmitida ao vivo para os demais professores. Foram abordadas questões pertinentes à atualização dos projetos pedagógicos dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em Minas Gerais, em consonância com as tendências e reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), bem como práticas e metodologias pedagógicas ativas e arrojadas.

Devido à relevância do Encontro para a comunidade acadêmica, sobretudo para o curso de Fisioterapia, foi solicitado pela Coordenação que os demais Professores acompanhassem virtualmente o evento, para que possa ser realizada uma reunião de reflexão sobre a realidade Institucional.

O evento contou com a participação de renomados palestrantes, dentre Professores e Coordenadores de Cursos de Fisioterapia de Minas Gerais, além da presença da diretoria do CREFITO-4. Foram debatidas propostas para atualização das Matrizes Curriculares e práticas pedagógicas diferenciadas com foco em metodologias ativas de ensino.

A Metodologia Ativa é uma concepção educacional que coloca o estudante como principal agente do aprendizado. Nela, a crítica e a reflexão são incentivadas pelo professor, mas o centro do processo é o próprio aluno. A participação do discente é que traz a fluidez e a essência da Metodologia Ativa. O objetivo é aperfeiçoar a autonomia do discente, trabalhando seu desenvolvimento como um todo, para que ele seja capaz de compreender aspectos cognitivos, socioeconômicos, afetivos, políticos e culturais.

A meta é melhorar a performance do estudante em sala de aula, estimulando o comprometimento, retenção de conteúdo, interação da informação e produção de conhecimento sob orientação do docente, evitando trabalhar somente com disciplinas fragmentadas e avaliações que exigem apenas memorização. O foco primordial é a aprendizagem e a aplicabilidade do conhecimento no exercício da profissão, em acordo com as atuais diretrizes do Ministério da Educação.

 

 

 

 

 

fique por dentro

COMUNIDADE PODE APOIAR PROJETOS DE EXTENSÃO DO UNIFOR-MG VOLTADOS À SOLIDARIEDADE E INCLUSÃO SOCIAL
9 de maio de 2025

COMUNIDADE PODE APOIAR PROJETOS DE EXTENSÃO DO UNIFOR-MG VOLTADOS À SOLIDARIEDADE E INCLUSÃO SOCIAL

PROJETO “SAÚDE NA ESCOLA” LEVA INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE À ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELO
9 de maio de 2025

PROJETO “SAÚDE NA ESCOLA” LEVA INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE À ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELO

ALUNOS DE DIREITO DO UNIFOR-MG SE PREPARAM PARA MOSTRA JURÍDICA INTERDISCIPLINAR – MJUR
9 de maio de 2025

ALUNOS DE DIREITO DO UNIFOR-MG SE PREPARAM PARA MOSTRA JURÍDICA INTERDISCIPLINAR – MJUR

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.