CURSO DE PEDAGOGIA DO UNIFOR-MG FINALIZA PROJETO “DE OLHO NO ENADE 2025”
quinta-feira, 27 de novembro de 2025.
A partir do Edital nº 57, de 29 de maio de 2025, que estabeleceu a realização da edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), a coordenação do curso de Pedagogia, em conjunto com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), instituiu ao longo do semestre o ciclo de estudos “De Olho no ENADE”. O projeto foi concebido com o objetivo de apoiar os estudantes na preparação para o exame, promovendo o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais fundamentais para um desempenho satisfatório, além de reforçar conhecimentos diretamente relacionados à prática profissional. A iniciativa contemplou três dimensões essenciais: aspectos conceituais, práticas de ensino e articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Para a execução do projeto, foi elaborado, a partir de junho, um cronograma de estudos com temas selecionados da Matriz de Referência do ENADE Licenciaturas. A partir desses temas, professores foram convidados a ministrar aulas voltadas aos estudantes concluintes, contribuindo com sua expertise para o fortalecimento da formação acadêmica. Participaram do projeto, como docentes convidados, Sandra de Almada Motta (Educação e Diversidades), José Carlos Leal (Corpo, movimento e ludicidade), Debora Taveira Bessas (Práticas de Atendimento Educacional Especializado), Juliana Costa Khouri (Filosofia da Educação), Celma Alves Fonseca Vilela (Legislação e Políticas Públicas), Fabrícia Ribeiro Gontijo (Organização, planejamento e gestão da educação), Paulo Márcio Montserrat (Fundamentos Metodológicos do Ensino de Educação Física) e Bruno Alvarenga (Educação do/no campo e movimentos sociais).
Segundo a estudante concluinte Roberta Luísa Silveira, do Polo de Santo Antônio do Monte, o projeto foi extremamente enriquecedor: “As aulas demonstraram um grande preparo e a dedicação dos professores, que compartilharam seus conhecimentos com muito entusiasmo. As aulas, com mais de duas horas de duração, foram dinâmicas e bem conduzidas, trazendo exemplos práticos que facilitaram a compreensão dos conteúdos e contribuíram significativamente para a nossa segurança na realização da prova”, afirmou.
Na avaliação da coordenadora do curso de Pedagogia, Profª Ma. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, a iniciativa novamente obteve resultados altamente positivos: “Pelo segundo ano consecutivo propomos aos estudantes este projeto onde tive a oportunidade de acompanhar a maioria das aulas e posso afirmar que os docentes convidados realizaram um trabalho ímpar. Só tenho a agradecer a disponibilidade e a contribuição deste time de notáveis, referências em suas áreas de atuação. Muito obrigada, mesmo!”, ressaltou ela.
