icone buscar
DIAGNÓSTICO DE FASE DE EXECUÇÃO DO PROJETO “TERRA DAS ÁGUAS” É APRESENTADO AO MINISTÉRIO PÚBLICO

DIAGNÓSTICO DE FASE DE EXECUÇÃO DO PROJETO “TERRA DAS ÁGUAS” É APRESENTADO AO MINISTÉRIO PÚBLICO

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019.
DIAGNÓSTICO DE FASE DE EXECUÇÃO DO PROJETO “TERRA DAS ÁGUAS” É APRESENTADO AO MINISTÉRIO PÚBLICO

O Diagnóstico de Fase de Execução do Projeto “Terra das Águas” foi apresentado ao Promotor de Justiça Dr. Lucas Silva e Greco, no dia 4 de dezembro, durante reunião. Participaram do encontro membros da Reitoria do Centro Universitário de Formiga, da equipe do “Terra das Águas”, do CeMAIS – Plataforma Semente e parceiros na iniciativa. A atividade cumpre a terceira fase do Projeto e ocorreu na Sala de Multimeios do campus.

O Reitor Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão, que também é Presidente da Fundação Educacional de Formiga-MG (FUOM), deu as boas-vindas a todos. Em seguida, o Promotor Dr. Lucas Silva e Greco enfatizou a importância do “Terra das Águas” para a preservação dos recursos hídricos da região e ressaltou a relevância da parceria do Ministério Público com a FUOM e a Plataforma Semente para o sucesso de projetos nesse âmbito.

As representantes da Plataforma Semente, Renata Fonseca Guimarães e Ustane Lopes Martins, também evidenciaram o projeto, caracterizando-o como um empreendimento desafiador. Flávio Passos, Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Formiga, adicionou que a iniciativa é fundamental para o município, pois subsidiará projetos semelhantes.

Logo após, o Coordenador do “Terra das Águas”, o Engenheiro Civil Heytor Marcos Silva Pimenta, apresentou o diagnóstico da bacia do Rio Formiga, que é de baixa infiltrabilidade, alto escoamento superficial e elevada capacidade de regeneração natural, o que reforça a necessidade das intervenções propostas para a melhoria na quantidade e qualidade das águas.

O Coordenador explicou as fases do “Terra das Águas”, os procedimentos para elaboração dos Projetos Individuais das Propriedades – PIPs e o cálculo do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Demonstrou ainda o resumo dos custos para execução das intervenções sugeridas nos 56 PIPs elaborados. Após questionamentos e debates, os participantes acertaram que serão feitas adequações para que as intervenções atendam à capacidade financeira do projeto e de pagamento do PSA.

As obras do Projeto compreendem: construção de terraços e barraginhas, instalação de cercas no entorno de áreas de vegetação protegida. Os proprietários rurais receberão pelos serviços ambientais prestados durante cinco anos. São beneficiadas propriedades da Sub-bacia do Rio Formiga, na área rural de Morro das Pedras, Cachoeiro, Barra Mansa, Córrego do Barro, Morro Cavado, Padre Trindade e Gavião. Elas foram selecionadas por meio de edital.

“Terra das Águas”

Os trabalhos são desenvolvidos pelo UNIFOR-MG em parceria com o Ministério Público, Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMais) e SAAE. A iniciativa visa proteger a vegetação das nascentes e de cursos de água, promover a infiltração da água no lençol freático e controlar o carregamento de sedimentos da sub-bacia do Rio Formiga.

Participantes da Reunião

  • Promotor de Justiça Dr. Lucas Silva e Greco
  • Reitor do UNIFOR-MG e Presidente da FUOM, Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão
  • Diretora Geral de Ensino do UNIFOR-MG, Profa. Ma. Inêidina Sobreira
  • Diretora de Planejamento e Finanças do UNIFOR-MG, Adriana Alves Silva
  • Coordenadora do Centro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do UNIFOR-MG, Profa. Dra. Ivani Pose Martins
  • Coordenador do Projeto “Terra das Águas”, Engenheiro Civil Heytor Marcos Silva Pimenta
  • Supervisora de Extensão do Projeto “Terra das Águas”, Profa. Dra. Kátia Daniela Ribeiro
  • Supervisor de Execução do Projeto “Terra das Águas”, Prof. José Ivo da Silva
  • Analista Ambiental do Projeto “Terra das Águas”, Evandro Marinho Siqueira (proprietário da empresa Florestas Gerais)
  • Auxiliar Administrativo do Projeto “Terra das Águas”, Alessandra Duarte Elias
  • Analista Ambiental da empresa Florestas Gerais, Leonardo Júnior Franco
  • Coordenadora Técnica Socioambiental – CeMAIS – Plataforma Semente, Renata Fonseca Guimarães
  • Diretora Financeira – CeMAIS – Plataforma Semente, Ustane Lopes Martins
  • Diretor do SAAE de Formiga, Flávio Passos
  • Estagiário do Projeto “Terra das Águas”, Brandon Pinheiro Pimenta
  • Estagiário do Projeto “Terra das Águas”, Igor Vinícius Silva
  • Estagiária do Projeto “Terra das Águas”, Karine Cristina de Faria
  • Estagiário do Projeto “Terra das Águas”, João Paulo Augusto Borges

 

 

 

fique por dentro

ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELLO RECEBERÁ PROJETO EDUCACIONAL DO UNIFOR-MG
30 de abril de 2025

ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELLO RECEBERÁ PROJETO EDUCACIONAL DO UNIFOR-MG

CONFIRA O BOLETIM DO ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR DE FORMIGA REFERENTE A MARÇO DE 2025
30 de abril de 2025

CONFIRA O BOLETIM DO ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR DE FORMIGA REFERENTE A MARÇO DE 2025

UNIFOR-MG PROMOVERÁ DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR SOBRE O AUTISMO
30 de abril de 2025

UNIFOR-MG PROMOVERÁ DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR SOBRE O AUTISMO

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.