
Egressa de Direito desenvolve estudo na área de Engenharia da Energia
quinta-feira, 14 de julho de 2011.
Ela conta que o processo de aprovação no mestrado teve início em setembro de 2009. “Interrompi as atividades para me dedicar ao estudo do Exame de Ordem e adquirir experiência na área Jurídica, quando estagiei, durante oito meses, em um escritório de advocacia em Itajubá. Em março deste ano, retomei minhas atividades no mestrado”, detalha.
O estudo é na área de Engenharia da Energia e tem como linha de pesquisa Mercado e Regulação do Setor Petrolífero, sendo orientado pelo Prof. Dr. Jamil Haddad. O projeto, intitulado "Impactos políticos e econômicos do novo modelo de exploração e produção de petróleo no Brasil", tem como principais objetivos: demonstrar, historicamente, a evolução da legislação no setor petrolífero no Brasil; analisar a Lei 9.478/97 (Lei do Petróleo) – e suas repercussões no setor energético; avaliar o novo modelo regulatório para exploração e produção de petróleo; e apresentar os impactos políticos e econômicos do novo modelo de exploração e produção de petróleo no setor energético do Brasil.
Sobre a área de estudo do mestrado, que tem previsão de término para julho de 2012, a egressa comenta que, “os contratos firmados entre as empresas petrolíferas são extremamente complexos e, por envolverem altos riscos e valores, faz-se necessário o acompanhamento de profissionais altamente qualificados. Atualmente, existe uma carência desses profissionais e, por esse motivo, a Petrobras procurou estimular a capacitação de advogados e economistas no setor, através de bolsas de estudos (por exemplo, o Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo – PRH36), o que torna este mercado de trabalho promissor”, explica.
Sobre o Centro Universitário de Formiga, a ex-aluna comenta o bom nível de ensino da Instituição. “Agradeço a todos os profissionais da graduação pela base sólida que me proporcionaram, a qual tornou possível minhas conquistas, tanto no mestrado quanto na aprovação pela OAB”, encerra.
Atualmente, a egressa, que foi acadêmica da primeira turma de Direito do UNIFOR, atua na Área Civil e Trabalhista.
A egressa do curso de Direito, Nicole Parreira, foi aprovada no Exame da OAB e cursa mestrado na Universidade Federal de Itajubá