
Egressos de Ciências Contábeis do UNIFOR são aprovados no Exame de Suficiência para contadores
quarta-feira, 03 de agosto de 2011.
No dia 27 de março, foi realizada a primeira edição do Exame de Suficiência de 2011 para Contadores e Técnicos Contábeis. O exame foi instituído pela Lei n.º 12.249/2010, que alterou o artigo 12 do Decreto-Lei n.º 9.295/46. Dos concluintes de 2010 do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Formiga que fizeram o exame, 40% foram aprovados, superando a média nacional, representada por apenas 30,83% dos formandos e 24% dos técnicos.
No dia 27 de março deste ano, em todo o território nacional, foi realizada a primeira edição do Exame de Suficiência de 2011 para Contadores e Técnicos Contábeis. O exame foi instituído pela Lei n.º 12.249/2010, que alterou o artigo 12 do Decreto-Lei n.º 9.295/46. De acordo com a nova redação, os profissionais contábeis somente poderão exercer a profissão mediante os seguintes requisitos: conclusão do curso de bacharelado em Ciências Contábeis ou de técnico em Contabilidade e aprovação em Exame de Suficiência, além de registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Portanto, todo e qualquer profissional contábil deverá realizar a prova para exercer sua profissão.
Dos concluintes de 2010 do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Formiga que fizeram o exame, 40% foram aprovados, superando a média nacional, representada por apenas 30,83% dos formandos e 24% dos técnicos.
Para a coordenadora do curso, Profa. Ms. Danielle Duarte, os dados divulgados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) mostram que o UNIFOR está preparando bem os alunos para o mercado de trabalho, uma vez que o conteúdo exigido nas provas foi condizente com o currículo adotado nos cursos de graduação. “Apesar de ser uma avaliação e, como tal, desgastante e estressante, o Exame de Suficiência é uma oportunidade para reflexão e adoção de instrumentos capazes de aprimorar a formação de quem está entrando no mercado de trabalho, uma vez que somente os profissionais mais bem preparados têm as melhores oportunidades”, detalha a coordenadora.
Os alunos egressos aprovados foram: Camila Simões, Carla de Faria, Daniela Azevedo, Deivid Batista, Eliete Viana, Emerson Azevedo, Heitor Limírio, José Costa, Lucas Vieira, Luiz Silva, Marcos de Paula e Renata Belo.
O exame
A aprovação no exame passou a ser uma realidade à área contábil brasileira, que se tornou a segunda profissão regulamentada a possuir este tipo de avaliação. Segundo Ofício divulgado pelo CFC, “o Exame de Suficiência constitui-se para os concluintes do curso de Ciências Contábeis como uma grande oportunidade de mostrar ao mercado de trabalho que estão aptos ao exercício profissional e que atendem à importância da Contabilidade como um fator de proteção da sociedade. A avaliação também tem por objetivo despertar nos futuros profissionais a necessidade e a responsabilidade de se buscar um conhecimento mais aprofundado, muito além daquele oferecido pelas instituições.” (OFÍCIO CIRCULAR N. 1119/11/DIREX-CFC).
Segunda edição
No dia 25 de setembro, serão realizadas as provas da 2ª edição de 2011 do Exame de Suficiência. De acordo com o edital publicado pelo Conselho Federal de Contabilidade, no dia 22 de junho, no Diário Oficial da União (DOU), as inscrições para as provas, destinadas a bacharéis em Ciências Contábeis e técnicos em Contabilidade, estarão abertas até o dia 31 de agosto.
Informações completas podem ser obtidas pelo site: http://www.cfc.org.br/conteudo.aspx?codMenu=45.