icone buscar
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: VENHA PROJETAR SEU FUTURO!

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: VENHA PROJETAR SEU FUTURO!

sexta-feira, 06 de outubro de 2017.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: VENHA PROJETAR SEU FUTURO!

O Engenheiro de Produção planeja, projeta e gerencia sistemas organizacionais que envolvem recursos humanos, materiais tecnológicos, financeiros e ambientais. Alia conhecimentos técnicos e gerenciais para otimizar o uso de recursos produtivos e diminuir os custos de produção de bens e serviços. Preocupa-se com o desempenho econômico eficaz, ambientalmente sustentável e responsável.

O coordenador da graduação do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Marcelo Carvalho Ramos, destacou que as principais áreas de conhecimento envolvidas são as seguintes: Engenharia de Operações e Processos da Produção; Logística e Cadeia de Suprimentos; Pesquisa Operacional; Engenharia da Qualidade; Engenharia do Produto; Engenharia Organizacional; Engenharia Econômica; Engenharia do Trabalho; Engenharia da Sustentabilidade e Educação em Engenharia de Produção.

“Devido à sua formação, o Engenheiro de Produção é considerado o mais humano de todos os engenheiros, já que une conceitos das ciências Exatas, Humanas e Sociais. Transformar um ambiente improdutivo sem qualidade em um ambiente produtivo com qualidade é o foco desse profissional”, afirmou.

O coordenador destacou que a Instituição possui laboratórios com instrumentais e equipamentos adequados à formação do Engenheiro de Produção. Ele acrescentou que o corpo docente é altamente qualificado e capacitado para preparar o aluno para o mercado de trabalho.

“São 25 professores em diversas áreas de conhecimento, sendo 40% doutores, 36% mestres e 24% especialistas. Com relação à experiência fora do ambiente acadêmico, 80% dos docentes têm experiência profissional entre 2 a 30 anos”, apontou.

De acordo com o Prof. Dr. Marcelo Carvalho Ramos, o domínio técnico e teórico aplicado na rotina de qualquer empresa gera produtos com qualidade e melhores resultados financeiros, além de promover um ambiente mais limpo, organizado, produtivo e com menores riscos humanos e ambientais.

“Ter o espírito empreendedor, comprometimento com os resultados da empresa, saber trabalhar em equipe, manter-se sempre atualizado e ter uma postura global são combinações que projetam a carreira do Engenheiro de Produção rumo ao sucesso profissional”, ressaltou.

O entrevistado afirmou que o Engenheiro de Produção é bastante reconhecido pelo seu campo de trabalho na indústria e muito requisitado em empresas de todos os setores, o que se confirma, principalmente, pelos dados de empregabilidade dos últimos anos.

Mercado de Trabalho:

Setor Privado: indústrias automotivas; fabricantes de equipamentos; agronegócios; usinas de açúcar; telefonias celular e fixa; confecção; bancos e investimentos; seguradoras; fundos de pensão; indústrias de alimentos; indústrias de eletro/eletrônicos; indústrias de mineração; indústrias siderúrgicas; indústrias de papel e celulose etc.

Setor Público: agências de Correios; Agência Nacional de Energia; Agência Nacional de Petróleo; BNDES; universidades etc.

Prestação de Serviços: transporte aéreo; transporte marítimo; construção civil; hospitais; importação e exportação; consultorias em geral.

Duração: 5 anos (10 períodos)

Turno: Noturno

Vagas: 60

Reconhecimento: Portaria MEC/SERES 546 de 12/09/2014, publicada no DOU de 16/09/2014.

fique por dentro

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC
24 de abril de 2024

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS
23 de abril de 2024

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO
23 de abril de 2024

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

Pular para o conteúdo