
Estudo sobre extração de argia em Formiga é alvo de atenção pelo Ministério Público
sexta-feira, 04 de fevereiro de 2011.
Um estudo sobre os diversos impactos ambientais da atividade de extração de areia nos rios do município de Formiga foi uma das ferramentas utilizadas pela Promotoria de Meio Ambiente para iniciar o processo de regularização da atividade na região e, com isso, minimizar impactos ambientais da atividade minerária.
Dada a grave situação estruvural dos rios e seu entorno, a promotora de Justiça, Luciana Imaculada de Paula, nomeou o professor do UNIFOR-MG, Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca, como perito, que realizou diversos estudos nos rios da região para confecção de naudo.
O estudo realizado pelo professor foi intitulado “Laudo técnico de análise e caracterização de impactos causados pela extração de areia no município de Formiga”. A análise observou aspectos geológicos, geomorfológicos, hidrológicos e pedológicos dos rios Formiga, Mata Cavalo e Pouso Alegre.
A pesquisa desenvolvida pelo professor contou com a participação da Engenheira Ambiental Larissa Pereira Rodrigues, egressa do UNIFOR-MG. A engenheira desenvolveu, em seu trabalho de conclusão de curso, uma pesquisa sobre o assunto, denominada “Avaliação qualitativa da degradação ambiental provocada pela mineração de areia no Rio Pouso Alegre”.
Segundo os estudos, a extração de areia, quando é feita sem observar aspectos de impacto ambiental, pode provocar uma série de problemas graves, como a destruição das matas ciliares, erosão, secamento de rios e lagoas e morte ou migração de animais. Esses fenômenos podem prejudicar as construções e utilização do meio ambiente pelo homem.
No dia 21 de janeiro, houve uma reunião na Promotoria com os envolvidos no estudo. Na ocasião, o trabalho da ex-aluna do Centro Universitário foi anexado aos arquivos do processo, dada sua relevância para o caso.
A egressa do UNIFOR-MG, engenheira Larissa Pereira Rodrigues, o Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca e a promotora de Justiça, Luciana Imaculada de Paula