
Ex-aluno do UNIFOR-MG é condecorado com Medalha Rubens Borba de Moraes
terça-feira, 22 de março de 2011.
Prof. Ms. Rodrigo Pereira é egresso da antiga Escola de Biblioteconomia (ESBI) e formou-se em 2003. “Fui condecorado com a maior comenda da área biblioteconômica no país, pelo Estado de Mato Grosso do Sul, e na oportunidade, fiz questão de citar a minha faculdade e, sobretudo, a minha cidade natal, Formiga. Agradeço aos meus professores, do curso de Biblioteconomia, pela oportunidade de ter recebido formação de qualidade”, declarou.
Na ocasião da cerimônia, foram condecorados um representante do Distrito Federal, de Goiás, do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.
Rodrigo Pereira
O Prof. Ms. Rodrigo é mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP, especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ e graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga – UNIFOR-MG.
Atualmente é diretor administrativo e bibliotecário no Colégio LICEU – Campo Grande – MS, professor nos cursos de Biblioteconomia; Artes Visuais; Pedagogia e Secretariado Executivo Bilíngue do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC – IESF. Coordena o grupo de pesquisa “Bibliotecas Escolares sob a perspectiva da Competência em Informação” . Presta consultoria em Gestão da Informação, GED e organização de arquivos. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão da informação e do conhecimento, biblioteca escolar, perfil profissional e competência em informação.
A medalha
A premiação da Medalha Rubens Borba de Moraes é concedida aos bibliotecários que se destacam na realização de suas atividades como Agentes da Informação. O intuito do concurso é demonstrar como é prazeroso realizar projetos e atividades que engrandecem nossa profissão, de modo que a sociedade conheça o valor do bibliotecário no cenário atual de crescente desenvolvimento social e intelectual.
Rubens Borba de Moraes
Rubens Borba de Moraes (1899–1986) foi um bibliotecário, bibliógrafo, bibliófilo e pesquisador brasileiro, um dos organizadores da Semana de Arte Moderna, professor, pioneiro da biblioteconomia no país e diretor da Biblioteca da ONU.
Fundou o curso de biblioteconomia da prefeitura de São Paulo (1936). Ajudou a organizar a nova sede da Biblioteca Municipal de São Paulo e depois dirigiu a Biblioteca Nacional. Foi contratado pela Organização das Nações Unidas para dirigir o seu Serviço de Informações e a Biblioteca, em Paris e Nova Iorque – cargo que ocupou até sua aposentadoria. Foi convidado para lecionar na Universidade de Brasília. Dali mudou-se para Bragança Paulista, onde veio a falecer, legando o rico acervo de obras raras que colecionara ao longo da vida na Europa e América ao amigo e também bibliófilo, José Mindlin.
O bibliotecário Prof. Ms. Rodrigo Pereira, egresso do UNIFOR-MG