
Fisioterapia a favor do crescimento e do desenvolvimento infantil
segunda-feira, 25 de abril de 2011.
O trabalho, que será desenvolvido até o mês de junho, foi realizado no Centro de Educação Infantil José Jerônimo, que fica no bairro Água Vermelha, em Formiga. Durante a ação, os acadêmicos, supervisionados pela Profa. Mônica, promoveram diversas atividades junto às crianças, no berçário e no parque de diversões da escola. Segundo a professora, estimular significa criar condições facilitadoras para o pleno desenvolvimento de habilidades psicomotoras e cognitivas, possibilitando o pleno desenvolvimento biopsicossocial da criança. “É através das brincadeiras que os pequenos vivenciam situações prazerosas, pelo desfio da descoberta de suas possibilidades de ação e interação com o espaço, objetos e pessoas que a cercam”, explica.
Ela também comenta a importância dos alunos participarem de atividades práticas diferenciadas, preparando-os para o vasto campo de atuação do fisioterapeuta. “O acompanhamento do desenvolvimento destas crianças permite aos acadêmicos conhecer e observar o desenvolvimento neuropsicomotor normal, atrasos e/ou desvios, o que é essencial para indicar a possibilidade de intervenção fisioterápica precoce, minimizando ou evitando futuros déficits e realizando orientações aos cuidadores quanto à seleção de estímulos motores adequados às tarefas do dia-a-dia, mostrando o quanto é gratificante o processo de aprendizagem”, detalha a professora.
As atividades fazem parte do Estágio Supervisionado em Fisioterapia aplicada à Pediatria e são desenvolvidas por meio de intervenções quinzenais, às sextas-feiras, durante o período de uma hora.
Os alunos participaram de diversas atividades junto à crianças, promovidas por intermédio do Projeto “Passos largos: fisioterapia na Educação Infantil, estimular para crescer e aprender”