
Novas regras alteram a exigência do ENEM para obter o FIES
quinta-feira, 09 de junho de 2011.
Para participar do Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (FIES), os estudantes que tenham concluído o Ensino Médio, a partir do ano letivo de 2010, deverão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A regra só vale a partir de janeiro de 2012 e foi publicada no Diário Oficial da União de 07 de junho. Anteriormente, todos os estudantes deveriam ter feito o ENEM para solicitar o FIES.
Anteriormente, todos os estudantes deveriam ter feito o ENEM para solicitar o FIES. Com a nova regra, somente os concluintes a partir de 2010 ou posterior ficam obrigados ao exame.
A portaria define também que os cursos que ainda não tenham o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação) poderão ser financiados por meio do FIES, até que obtenham o conceito de curso, conceito preliminar de curso ou Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Para verificação dos critérios de qualidade das graduações, aqueles que não possuem avaliação positiva no conceito de curso, mas possuem avaliação positiva no conceito preliminar de curso, poderão ser financiados, em alguns casos.
As inscrições para o ENEM podem ser feitas até o dia 10 de junho, às 23h59, por uma taxa de 35 reais. Elas são realizadas, exclusivamente, pela Internet, através do site enem.inep.gov.br. As provas serão promovidas nos dias 22 e 23 de outubro.
Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16723