icone buscar
Participantes do Projeto “Manhã de Leitura Afetuosa” são premiados

Participantes do Projeto “Manhã de Leitura Afetuosa” são premiados

quarta-feira, 30 de novembro de 2011.
Participantes do Projeto “Manhã de Leitura Afetuosa” são premiados


No dia 24 de novembro, foi realizado o encerramento do Projeto “Manhã de Leitura Afetuosa”, desenvolvido pelo curso de Biblioteconomia junto aos alunos da Escola Municipal José Honorato de Castro. A cerimônia ocorreu com a exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos e a premiação por desempenho dos alunos, na sede da escola.

De acordo com a coordenadora do projeto, Profa. Tânia Gontijo Fonseca, o motivo da premiação se deu observando o desafio proposto para as crianças, logo no início do projeto “aquele que mais se esforçasse para vencer suas dificuldades de aprendizagem, socialização e leitura seria o campeão merecedor de um troféu”, explicou.

As medalhas foram entregues de acordo com a as qualidades pelas crianças durante o desenvolvimento do projeto. “Durante o evento de premiação, todas as crianças foram elogiadas e receberam medalhas por qualidades apresentadas durante o desenvolvimento do projeto como, por exemplo, o mais solidário, o mais companheiro, o mais dedicado dentre outras.  O grande campeão foi o aluno que apresentou real melhora no rendimento escolar, no relacionamento interpesssoal e, sobretudo, na leitura. A criança que se destacou foi o aluno Luís Henrique. Ele foi o mais tímido e conseguiu, ao final do projeto, interagir-se e ainda venceu sua dificuldade de leitura, pois de acordo com relato da professora e supervisora, além de aprender a ler, chegou mesmo a solicitar à professora para ler diante da classe”, destacou a Profa. Tânia.

A coordenadora do projeto teceu, ainda, um comentário a respeito da educação inclusiva. “Percebe-se que a inclusão escolar é muito importante, mas em casos como este apresentado não basta apenas colocar crianças com dificuldades de aprendizagem em classes regulares, é preciso, sobretudo, capacitar professores para trabalharem de forma adequada com estas crianças. Aos bibliotecários, cabe a responsabilidade de serem as molas propulsoras no que diz ao incentivo a leitura e, por que não, ao trabalho de estímulo, motivação e elevação da auto estima destas crianças por meio da maior riqueza existente dentro das bibliotecas, as histórias, ou seja, o mundo fantástico da leitura”.

O projeto
o “Manhã de Leitura Afetuosa no UNIFOR” é, na verdade, um subprojeto do “Leitura: Asas da Liberdade”, desenvolvido pelo curso de Biblioteconomia, há alguns anos. O trabalho realizado no “Manhã de Leitura Afetuosa” envolve crianças com dificuldades de aprendizagem, visando o incentivo à leitura, a elevação da autoestima e a mudança de comportamento e atitudes no relacionamento social das crianças participantes, por meio da biblioterapia [leitura terapêutica], aliada à contação de histórias e oficinas de criatividade”.

{mosimage}
{mosimage}
Os alunos participantes foram premiados e fizeram uma exposição dos trabalhos que desenvolveram durante o projeto

fique por dentro

PROJETO “QUARTA NA PRAÇA” RECEBE ALUNO GABRIEL ANTONINO
8 de maio de 2025

PROJETO “QUARTA NA PRAÇA” RECEBE ALUNO GABRIEL ANTONINO

UNIFOR-MG REALIZA MESA REDONDA COM O TEMA “AUTISMO: CONEXÕES ENTRE FONOAUDIOLOGIA, PSICOLOGIA E TERAPIA OCUPACIONAL”
8 de maio de 2025

UNIFOR-MG REALIZA MESA REDONDA COM O TEMA “AUTISMO: CONEXÕES ENTRE FONOAUDIOLOGIA, PSICOLOGIA E TERAPIA OCUPACIONAL”

NOTA DE PESAR – WEDER ANTÔNIO DE OLIVEIRA
8 de maio de 2025

NOTA DE PESAR – WEDER ANTÔNIO DE OLIVEIRA

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.