icone buscar
HOME » PIBID » Cursos de licenciatura do UNIFOR-MG oferecem benefícios como o PIBID

Cursos de licenciatura do UNIFOR-MG oferecem benefícios como o PIBID

licenciatura

Além da Bolsa Licenciatura, benefício oferecido pelo UNIFOR-MG de 25% de desconto nas mensalidades, os alunos matriculados nos cursos de licenciatura também podem participar do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Confira algumas ações realizadas.

27/10/2014

Além da Bolsa Licenciatura, benefício oferecido pelo UNIFOR-MG de 25% de desconto nas mensalidades, os alunos matriculados nos cursos de licenciatura também podem participar do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).

No UNIFOR-MG, o PIBID teve início em março deste ano. Trata-se de uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. É um programa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), mantida pelo MEC (Ministério da Educação).

Atualmente, o programa desenvolvido no âmbito do UNIFOR-MG conta com 120 alunos bolsistas, 17 supervisores (professores das escolas públicas), 7 Coordenadores de Área dos subprojetos (docentes do UNIFOR-MG), uma Coordenadora de Gestão e uma Coordenadora Institucional (convidada pelo UNIFOR-MG e representante da CAPES).

Os bolsistas atuam em oito escolas públicas de Formiga: Escola Estadual José Bernardes de Faria, Escola Estadual Aureliano Rodrigues Nunes, Escola Estadual Doutor Abílio Machado, Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte, Escola Estadual Professor Tonico Leite, Escola Estadual Rodolfo Almeida, Escola Municipal Benedita Gomide Leite e Escola Municipal José Honorato de Castro.

A Coordenadora Geral do programa é a Profa. Ms. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira e a Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais é a Profa. Ms. Tânia Aparecida de Oliveira Fonseca, auxiliando os Coordenadores de Área que são: Profa. Ms. Camila Melo Silva, do Subprojeto de Química; Profa. Dra. Lília Rosário Ribeiro e Profa. Ms. Cláudia de Oliveira Gonçalves Nogueira, do Subprojeto de Ciências Biológicas; Profa. Ms. Maria Francisca de Souza Lopes e Profa. Neiva Maria Rodrigues, do Subprojeto de Pedagogia, Prof. Ms. Gleuber Henrique Marques Oliveira e Profa. Luciane Alves Gianasi, do Subprojeto de Educação Física.

CONFIRA ALGUMAS AÇÕES DO PIBID :

Participação em Congresso de Educação

As alunas Isabela Maria da Silva Leão e Suyanne Simões Silva, bolsistas do Subprojeto de Ciências Biológicas do PIBID/UNIFOR-MG, desenvolveram, juntamente com outros bolsistas, um projeto sobre biotecnologia, na Escola Estadual Professor Tonico Leite (GOT).

A partir dos resultados, as alunas elaboraram os resumos intitulados “O ensino da biotecnologia através de aula prática: avaliando uma proposta de trabalho” e “Uma proposta para o aprendizado do tema biotecnologia no Ensino Médio” que foram apresentados no CONEDU (1º Congresso Nacional de Educação), em Campina Grande/PB, entres os dias 18 e 20 de setembro, na Universidade Estadual da Paraíba.

Os trabalhos apresentados têm como coautores a Profa. Dra. Lília Rosário Ribeiro, coordenadora do Subprojeto de Ciências Biológicas, e o Prof. Ms Heslley Machado Silva, colaborador voluntário do projeto.

O projeto biotecnologia foi realizado mediante observação da realidade na escola, a fim de atender uma perspectiva interdisciplinar e transversal do conhecimento.

A participação das bolsistas em congresso de tamanha relevância acrescenta enorme contribuição para o PIBID/UNIFOR-MG, visto que o programa foi implementado na Instituição este ano e ainda apresenta-se em fase inicial de desenvolvimento. “Parabéns às alunas que tão bem representaram o programa e a Instituição”, ressaltou a Coordenadora Geral, Profa. Ms. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira.

Apresentações no Simpósio de Esporte na Escola

Dois professores supervisores do Subprojeto de Educação Física do PIBID/UNIFOR-MG foram selecionados para representarem a Secretaria Regional de Educação de Passos no IV Simpósio de Esporte na Escola, nos dias 17 e 18 de setembro, em Belo Horizonte.

Luiz Gustavo Oliveira, educador da Escola Estadual Professor Tonico Leite, e Marcela de Melo Fernandes, professora da Escola Estadual Rodolfo Almeida, tiveram os trabalhos escolhidos para apresentação no evento, entre outros 900. Na ocasião, Marcela Fernandes foi premiada com o primeiro lugar na categoria “Apresentações Orais” e recebeu o prêmio de R$1.500.

O IV Simpósio de Esporte na Escola teve como tema “O Ensino de Futebol na Escola”. Essa conquista foi muito importante, pois quase mil trabalhos foram enviados e os supervisores do PIBID representaram muito bem a cidade de Formiga em suas apresentações.

Atividades do Projeto Recitrônico

Na Escola Estadual Doutor Abílio Machado (Polivalente), os alunos bolsistas e supervisores do PIBID/UNIFOR-MG desenvolveram ações dentro do Projeto Recitrônico, realizado em Formiga por meio de uma parceria entre entidades e escolas para recolher e aproveitar o lixo eletrônico. Foram reutilizados diversos aparelhos eletrônicos para a confecção de novos utensílios, brinquedos e objetos como lixeiras, luminárias a partir de carcaças de computador e de telefones, por exemplo, com o intuito de ressignificar o lixo eletrônico.

Durante as aulas práticas do projeto Reinventando o Ensino Médio, na disciplina de Meio Ambiente e Recursos Naturais, foi desenvolvida uma oficina para a produção dos objetos.

Para os bolsistas do PIBID, foi uma nova experiência para atividades extraclasse, uma maneira de aprenderem a desenvolver projetos para quando se tornarem docentes.

Doações de estantes para biblioteca escolar

Por meio das ações do PIBID, o UNIFOR-MG doou, no mês de setembro, materiais como estantes, mesas e cadeiras para melhorar a infraestrutura da biblioteca da Escola Estadual Professor Tonico Leite (GOT).

Com a doação dos materiais, foi possível estruturar melhor a biblioteca escolar. Já foram desenvolvidos diversos projetos dentro da escola, em várias áreas. Com isso, os alunos bolsistas do PIBID têm um contato maior com o ambiente em que serão inseridos quando se tornarem profissionais.

Doação de computador para aluna com deficiência visual

Por intermédio do Subprojeto de Ciências Biológicas do PIBID/UNIFOR-MG, uma aluna com deficiência visual, da Escola Estadual Aureliano Rodrigues Nunes, recebeu da Instituição, em setembro, um computador para as atividades escolares.

Para a Coordenadora Geral do PIBID, Profa. Ms. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, isso mostra que o programa desenvolvido no Centro Universitário de Formiga está inserido no processo de inclusão. Na escola, a aluna Mirele Luzia da Silva Teles, do 8º ano, utiliza o computador, mas em casa não tinha acesso, o que deixava o mundo dela mais restrito. “A intenção foi propiciar à aluna esse meio para ela estar mais inserida no contexto da informação, fazer pesquisas e, consequentemente, ter um melhor aproveitamento escolar, ser mais feliz, ter possibilidade de lazer, conseguir se comunicar com amigos, com família e, com certeza, ela vai desenvolver habilidades além das comunicacionais”, avaliou.

Sobre a doação que recebeu, a aluna Mirele Teles ressaltou: “Eu achei maravilhoso, porque agora eu vou poder fazer os deveres, as tarefas todas em casa, os exercícios todos que forem possíveis. Eu achei superinteressante e eu estou muito feliz por ter ganhado o computador e quem foi que me ajudou eu agradeço de coração e eu nunca vou me esquecer desse dia que foi maravilhoso para mim, muito especial”.

Pular para o conteúdo