PROFA. ÂNGELA VAZ LEÃO, NOS DEIXA AOS 101 ANOS

segunda-feira, 04 de março de 2024.
PROFA. ÂNGELA VAZ LEÃO, NOS DEIXA AOS 101 ANOS

Faleceu neste domingo, dia 03 de março de 2024, aos 101 anos, a Profa. Ângela Tonelli Vaz Leão. Incansável batalhadora pela instalação da Fundação Educacional de Formiga (antiga Universidade do Oeste de Minas, hoje FUOM). A biblioteca da Instituição, criada em 1966, leva o seu nome. Ela foi criada em uma reunião entre o Dr. Arnaldo de Senna e pessoas ligadas à educação e à criação da Universidade do Oeste de Minas. Nesse encontro, surgiu a homenagem à professora formiguense.

A docente foi uma das grandes referências latino-americanas no campo da literatura medieval – em particular, no que concerne à poesia galego-portuguesa do rei-poeta Dom Afonso X, da qual foi contumaz analista e tradutora. Foi a primeira diretora da Faculdade de Letras (1969-1973) da Universidade Federal de Minas Gerais, entre outras atividades profissionais de destaque.

Segundo a coordenadora da Biblioteca da FUOM, Virginia Vaz, o acervo inicial era composto por doações que vieram de diversas editoras, professores e instituições. Ela contou que Ângela Vaz Leão foi grande doadora de livros no começo, além de ter prestado valiosa assistência na estruturação da Universidade do Oeste de Minas – futura FUOM. Com o desenvolvimento e criação de novos cursos, o acervo cresceu e hoje tem mais de noventa mil itens.

Virginia Vaz ressaltou que a homenageada foi uma mulher à frente de seu tempo, inteligente, determinada, dinâmica, que viveu para lecionar e lutar pela educação. “Em um cenário de poucos recursos materiais e profissionais, ela concretizou parcerias e apoios imprescindíveis para que o projeto de uma universidade em Formiga se tornasse realidade. Como maneira de homenagear a mulher e professora incrível que muito contribuiu para nossa história, a biblioteca do UNIFOR-MG/FUOM recebeu seu nome”.

Em solidariedade aos familiares e aos amigos, a Fundação Educacional de Formiga-MG externa votos de pesar.

A Biblioteca Ângela Vaz Leão

UNIFOR-MG REALIZA MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES” EM PARCERIA COM O CEMAP

DOAÇÃO – ENCONTRO DO MOVIMENTO DE AMIZADE CRISTÃ

DOAÇÃO – ENCONTRO DO MOVIMENTO DE AMIZADE CRISTÃ