PROFESSOR, ALUNO E EGRESSA DO UNIFOR-MG PUBLICAM ARTIGO CIENTÍFICO SOBRE APLICAÇÕES GEMOLÓGICAS DE ROCHAS DA REGIÃO DE FORMIGA- MG

segunda-feira, 02 de outubro de 2023.

O Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca, seu filho discente do curso de Arquitetura e Urbanismo, Alexandre Cláudio Rios Fonseca, e a egressa do curso de Ciências Biológicas e Doutora em solos, Jordana Luísa de Castro, publicaram na revista da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG, o artigo intitulado Potencial gemológico de litotipos gabróides saussuritizados e uralitizados do município de Formiga-MG.

O artigo publicado é o primeiro estudo acadêmico do gênero a ser publicado sobre as potencialidades de litotipos regionais, os quais são pesquisados no Laboratório de Mineralogia do UNIFOR-MG para uso ornamental e gemológico.

Segundo Anísio, as rochas presentes no artigo também são estudadas em parceria com o departamento de Química, dado seu potencial para rochagem e adubação. São ricas em macro e micronutrientes, originando solos com ótima fertilidade natural e podem ser moídas e utilizadas como complemento em adubação.

A ideia de utilizá-las como gemas veio do fato das mesmas possuírem contrastes de verde e verde escuro, formando padrões muito estéticos, além de sua dureza e acabamento. A saussuritização e uralitização provocaram alterações na mineralogia original da rocha, propiciando as cores. Conforme os autores, seu uso em artesanatos e lapidações no município podem ser realidades futuras.

CURSO DE DESIGN DE INTERIORES É NOTA 4 NO MEC
17 de maio de 2024

CURSO DE DESIGN DE INTERIORES É NOTA 4 NO MEC

CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA REALIZARÁ GINCANA DO AGRO