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Programa de Avaliação de Produtos e Serviços da Biblioteca – PABI

Programa de Avaliação de Produtos e Serviços da Biblioteca – PABI

quinta-feira, 01 de novembro de 2012.
Programa de Avaliação de Produtos e Serviços da Biblioteca – PABI

 

Instituir a melhoria contínua na biblioteca é de vital importância para a
sua gestão. A oferta de serviços de alta qualidade aos usuários é um
processo contínuo. Para conseguir a qualidade dos serviços, necessita-se
compreender as atividades, o processo e, principalmente, conhecer as
necessidades dos usuários, atendendo-os de forma eficaz.

Instituir a melhoria contínua na biblioteca é de vital importância para a sua gestão. A oferta de serviços de alta qualidade aos usuários é um processo contínuo. Para conseguir a qualidade dos serviços, necessita-se compreender as atividades, o processo e, principalmente, conhecer as necessidades dos usuários, atendendo-os de forma eficaz.

Para isso, é importante monitorar e aprimorar, constantemente, a política de gestão, uma vez que fatores como a satisfação dos usuários, a qualidade em serviços e o gerenciamento dos recursos são fundamentais para o sucesso e o alcance da missão da biblioteca.

Assim, a Biblioteca Ângela Vaz Leão, do UNIFOR, implantou, em 2004, o Programa de Avaliação de Produtos e Serviços da Biblioteca (PABI), com a finalidade de avaliar os serviços existentes e conhecer os hábitos e necessidades dos usuários, contribuindo para o planejamento estratégico e o processo decisório na gestão da biblioteca. Todos os anos, são realizadas avaliações e análises dos serviços e dos usuários, por meio da aplicação de questionários.  

O tema deste ano será referente às dimensões de qualidade de serviços, abordando os seguintes aspectos:
– Tangibilidade: espaço físico da biblioteca, equipamentos, computadores, rede wireless.
– Confiabilidade:  acervo  de  livros,  disponibilidade   dos  exemplares na  estante,  acervo  de periódicos.
– Presteza/Receptividade:  disponibilidade dos funcionários,   auxílio à pesquisa.    
– Segurança/Garantia: fontes indicadas pela bibliotecária,  informações eletrônicas indicadas são confiáveis.
– Empatia: Cortesia dos atendentes no balcão, horário de atendimento da biblioteca.

Para a estruturação das questões serão considerados: estrutura física da biblioteca, acervo, serviços, atendimento e recursos humanos.

Mediante a utilização desse padrão, a biblioteca poderá identificar as dimensões mais fortes e mais fracas,  medir a satisfação e a qualidade dos serviços direcionados aos usuários. A partir daí, é possível iniciar a elaboração de procedimentos que garantirão a execução de um planejamento eficiente e eficaz.

O questionário será aplicado na biblioteca, no período de  5 a 14 de novembro.

Queremos oferecer serviço de qualidade para você, usuário, que é muito importante para nós. Por isso, contamos com a sua colaboração em responder a avaliação. Participe!

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A biblioteca do UNIFOR conta com um rico acervo de livros, periódicos acadêmicos e científicos e de material multimídia

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