PROJETO “DESAFIO DA MENTE EMPREENDEDORA” DO UNIFOR-MG MOTIVA 500 JOVENS DE ESCOLAS PÚBLICAS A DESENVOLVEREM O ESPÍRITO EMPREENDEDOR
quinta-feira, 04 de dezembro de 2025.
Ao longo do semestre, os alunos do 2° período dos cursos de Administração e Ciências Contábeis realizaram o projeto “Desafio da Mente Empreendedora”, assumindo o papel de agentes de transformação ao levar a cultura empreendedora para escolas públicas da região.
A iniciativa, idealizada pela Profa. Dra. Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira, uniu prática acadêmica e impacto social, desafiando aproximadamente 500 estudantes da rede pública a desenvolverem ideias inovadoras e estruturarem suas próprias startups, contando com a inspiração de empreendedores convidados que compartilharam suas trajetórias, dificuldades e conquistas.
O Desafio estimulou o pensamento estratégico, a inovação e o desenvolvimento de novas habilidades essenciais, preparando os estudantes para o ensino superior e para o mundo dos negócios. Inicialmente, os universitários do UNIFOR-MG realizaram uma importante fase de compartilhamento de conhecimento, retornando às escolas públicas para promover um bate-papo com os alunos do último ano do Ensino Médio, oferecendo orientação e perspectivas sobre o projeto. Nessas visitas, os discentes levaram palestrantes especialistas para proferir sobre o tema empreendedorismo, inspirando e motivando os estudantes.
“Foi um prazer trabalhar neste projeto, não é simplesmente uma competição, a gente quis transformar quis transformá-lo em algo prático, onde os alunos realmente foram nas escolas, levaram empreendedores e abrimos a mente deste alunos de escolas públicas de Arcos, Pains, Formiga, Córrego Fundo e Piumhi para que eles pudessem desenvolver algo inovador”, explicou a Profa. Jussara, que esteve presente nos encontros para explicar toda a funcionalidade e o impacto do projeto para os futuros universitários.
O resultado foi um conjunto de projetos originais, muitos deles voltados para problemas reais das comunidades onde vivem. Para celebrar esse processo, o evento reuniu todos os envolvidos em uma apresentação em formato de pitch, que contou com um júri especial formado por profissionais de diferentes setores, responsáveis por avaliar critérios como inovação, impacto social, viabilidade e clareza na apresentação.
Os integrantes da banca foram:
Prof. Dr. Marco Antônio de Souza Leão, Reitor do UNIFOR-MG; Millena Ribeiro, Secretária de Administração e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Formiga; Ana Caroline Pessoni, Analista do Sebrae; Victor Couto, CEO da empresa Origami Lab; Debora Gontijo, Diretora de Gestão e Cultura do Grupo Certifica e Lilian Belo Monteiro, egressa do UNIFOR-MG.
Os grupos campeões foram definidos após uma rigorosa avaliação, merecendo destaque especial:
6º Lugar: Escola Estadual João Menezes (Piumhi)
Grupo: “BioFuelTech”
Alunos: César Junio Lopes Silva e Lucas Eduardo Rodrigues,
5º Lugar: Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte (Formiga)
Grupo “Minimercado autônomo”
Alunos: Ana Renata de Almeida, Bárbara Evellyn de Castro Silva, Gabriela Oliveira Pinto, Sabrina Gondim Fernandes e Thiago Leão Mendonça.
4º Lugar: Escola Estadual Professor Abílio Machado
Grupo “Recicla +”
Alunos: Lavínea Antunes Alves, Ryan Lucas Ávila de Souza, Thainá de Deus Belo, Víctor Oliveira Barbosa e Vyctor Gabryel Ferreira da Cunha.
3º Lugar: Escola Estadual Professor Abílio Machado
Grupo “Mobilidade urbana”
Alunos: Ana Clara Oliveira, Carlos Eduardo Leal de Carvalho, Gabryel Junior Paulista de Souza, José Luiz da Silva Nunes e Juan Pablo Custódio.
2º Lugar: Escola Estadual Professor Abílio Machado
Grupo “Ecoleta”
Alunos: Gustavo Geraldo Silveira Faria, Isadora Silva Santos, João Paulo Leal Mizerani, Lavínia Ferreira Iara
1º Lugar: Escola Padre José Venâncio
Grupo “Calm App”
Alunos: Evellyn Laís Garcia de Araújo, João Vitor Guedes e Silva, Alexandre Oliveira e Luís Henrique Coutinho Belo.
Além da competição de ideias, o projeto incorporou um importante desafio social. Os esforços de arrecadação das equipes resultaram na coleta de alimentos que serão integralmente doados ao Asilo de Formiga e à entidade Núcleo Espírita Irmão José, unindo a formação de novos empreendedores à prática da solidariedade e responsabilidade social.
Os vencedores foram premiados da seguinte forma:
1º Lugar: R$ 2.000,00
2º Lugar: R$ 1.000,00
3º ao 6º Lugares: receberam Kits de Brindes e Reconhecimento.
O coordenador dos cursos envolvidos, Prof. Me. Daniel Gonçalves Ebias, reforçou o papel do projeto no desenvolvimento das competências essenciais exigidas pelo mercado: “Ele proporciona uma proximidade do UNIFOR-MG com a comunidade, principalmente com os alunos do ensino médio, para que eles tenham uma visão de empreendedor”.
O evento contou ainda com investimento de empresas parceiras do Centro Universitário, como Certifica, Sicoob Credifor e Origami Lab., viabilizando a premiação das equipes, mas também reforçando a ponte entre a Academia e o mercado de trabalho
O “Desafio da Mente Empreendedora” foi finalizado promovendo oportunidades e fortalecendo o protagonismo juvenil diante dos desafios do futuro.










