icone buscar
UNIFOR-MG PARTICIPA DA “SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA A VIDA” NO CAIC

UNIFOR-MG PARTICIPA DA “SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA A VIDA” NO CAIC

segunda-feira, 17 de novembro de 2025.
UNIFOR-MG PARTICIPA DA “SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA A VIDA” NO CAIC

No dia 17 de novembro, estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental do CAIC participaram de uma palestra educativa sobre ecologia, realizada como parte da programação da “Semana de Educação para a Vida”. A atividade foi conduzida pelo professor Lucas Silveira Lopes, do curso de Engenharia Agronômica do UNIFOR-MG, com apoio do estagiário Heitor, aluno do 2º período do mesmo curso, e do colaborador do Banco de Alimentos, Ronny, integrantes do projeto Hortas Urbanas.

Ao longo da apresentação, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer, de forma lúdica e interativa, conceitos fundamentais de ecologia. Um dos destaques foi a exibição de uma coleção entomológica composta por borboletas, abelhas, besouros e gafanhotos. A atividade despertou a curiosidade dos estudantes ao permitir a observação direta desses insetos e evidenciar a importância que eles desempenham na polinização, na ciclagem de nutrientes e na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.

Outro momento marcante foi a explicação sobre as partes das plantas, seu funcionamento e cuidados básicos para manter uma horta doméstica. As crianças também puderam manusear mudas de hortaliças, compreendendo melhor o papel das plantas na alimentação saudável e na preservação ambiental.

Para o professor Lucas Silveira Lopes, iniciativas como essa reforçam o compromisso do Centro Universitário com a formação cidadã: “O UNIFOR-MG tem um papel fundamental ao fomentar atividades educativas que aproximam a comunidade do conhecimento científico. O projeto Horta Urbana é muito mais do que a implantação de hortas e a produção de alimentos; ele é, acima de tudo, um projeto educacional, que forma cidadãos com consciência ambiental”.

A vice-diretora do CAIC, Ana Paula, destacou a importância da ação para o desenvolvimento das crianças: “O objetivo da palestra foi despertar, desde cedo, a consciência sobre o cuidado com o meio ambiente, incentivando atitudes responsáveis e sustentáveis no dia a dia dos nossos alunos”.

O Hortas Urbanas, projeto vinculado ao UNIFOR-MG, busca promover práticas sustentáveis por meio da implantação e manutenção de hortas em diferentes espaços da comunidade. Além de estimular o cultivo de alimentos frescos e saudáveis, o projeto desempenha um papel educativo, aproximando crianças, jovens e adultos dos princípios da agroecologia. A iniciativa conta com o apoio de parceiros como Sicredi, Carmeuse e Banco de Alimentos, que contribuem para a ampliação das ações e o fortalecimento das atividades de extensão voltadas à sustentabilidade.

fique por dentro

RESUMINHO 553
17 de novembro de 2025

RESUMINHO 553

BIBLIOTECA ÂNGELA VAZ LEÃO RECEBE ACERVO DO PROFESSOR WEDER ANTÔNIO DE OLIVEIRA
17 de novembro de 2025

BIBLIOTECA ÂNGELA VAZ LEÃO RECEBE ACERVO DO PROFESSOR WEDER ANTÔNIO DE OLIVEIRA

UNIFOR-MG REALIZA 1ª GINCANA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
17 de novembro de 2025

UNIFOR-MG REALIZA 1ª GINCANA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Acessar o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.